Proerd forma 130 alunos

O Proerd (Programa de Resistência às Drogas) da Polícia Militar formou 130 alunos das quartas séries das redes Municipal e Estadual de Educação de Antônio Carlos em calorosa solenidade realizada nesta quarta-feira à noite. O Auditório da Prefeitura ficou lotado para testemunhar o compromisso das crianças em "dizer não às drogas". A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, é parceira do projeto desde sua implantação no município em 2001.

Com os 150 formandos de 2008, o Proerd soma 930 alunos de Antônio Carlos que já passaram pelas aulas dos policiais instrutores que alertam sobre as conseqüências nocivas à saúde e à sociedade pelo uso dos diversos tipos de entorpecente. "O Proerd não termina hoje. Continua em casa com os ensinamentos dos pais", alertou o Subtenente da PM, Ronaldo Coelho.

O principal objetivo do Proerd é educar crianças e adolescentes sobre os perigos e conseqüências das drogas e a partir daí formar cidadãos mais conscientes e preocupados em construir uma sociedade melhor. Os alunos têm dez encontros semanais onde praticam várias atividades educacionais de combate às drogas. O Policial Melo foi o responsável pelas aulas no município.

O Programa nasceu nos Estados Unidos – DARE (Drug Abuse Resistence Education) – e hoje atende mais de 50 países com o apoio de governos e ONGs. Em Santa Catarina, o Proerd já formou pouco mais de 800 mil alunos. O estado está entre os maiores formadores Proerd do Brasil.

Homenagens

A Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, contribui com o programa com repasses financeiros e transporte dos alunos para as aulas. Pelo apoio, o prefeito Ivens Scherer e a Secretaria Educação e Cultura receberam o título "Amigo do Proerd" conferido pela PM.

Em cada turma, foi destacado o aluno mais aplicado e participativo nas aulas. Eles receberam um certificado. Entre eles, foi sorteada uma bicicleta. A aluna Bianca Klein Schmitt, da escola de Louro foi a vencedora do prêmio.