Alunos de Antônio Carlos recolhem óleo sujo de cozinha

Um programa de características pioneiras na região da Grande Florianópolis ganha as salas de aulas da rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos. Alunos de três escolas passaram a recolher óleo de cozinha sujo, para que se possa evitar a contaminação dos rios da cidade. Cada litro de óleo torna impossível o tratamento para o consumo de um milhão de litros de água.

Com esta lição, os alunos incentivam pais, vizinhos e parentes a guardar o óleo utilizado em recipientes que são levados à escola. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, idealizadora do projeto, irá recolher o óleo e fará doação a entidades que utilizam o líquido para a produção de sabão.

A pequena Huiana Mendes Schmitz, de 7 anos, aluna da 2a série, entendeu bem o recado e já trouxe duas garrafas desde que iniciou o programa há dois meses. "Pedi para minha mãe e minha avó guardarem o óleo para fazer sabão e não sujar o rio", conta a aluna. Ela e os colegas exibem suas garrafas durante a aula de Educação Ambiental.

Programas ambientais

Outro programa que mobiliza os alunos é o das Hortas Escolares Orgânicas desenvolvido em três escolas há um ano. Os alunos têm aula sobre agricultura orgânica ao ar livre com o engenheiro agrônomo Augusto Pêgas, secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Antônio Carlos. As crianças ajudam a plantar e a regar as verduras que depois são levadas à mesa na hora da merenda escolar.

As perguntas certas respondidas pelas crianças são premiadas com alfaces e outras hortaliças que os alunos levam para casa como troféus. "São maneiras simples de ensinar, mas que podem mudar o comportamento de toda uma geração", aponta Pêgas.

O objetivo é estender os projetos pilotos a toda a Rede Municipal de Ensino. Ações como esta podem gerar multiplicadores do desenvolvimento sustentável, segundo Pêgas. "São programas simples que mostram como pode ser fácil a uma prefeitura desenvolver políticas públicas de conservação ambiental, tendo como finalidade ações sustentáveis, juntamente com a formação de multiplicadores capacitados em perceber os diversos problemas ambientais pelos quais estamos passando. Cada um tem a responsabilidade de reverter esse quadro."