AUTISMOS PRESENTE – FORMAÇÃO PARA OS ESTAGIÁRIOS E AUXILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

De 01/02 a 07/02, os Estagiários e Auxiliares de Educação Infantil estão participando do curso AUTISMOS PRESENTE, oferecido pela universidade UNIASSELVI. O curso é a continuidade das palestras já acontecidas no ano de 2023. Serão um total de 40 horas de formação para os profissionais da educação. Os professores da Rede Municipal já receberam a formação nos anos anteriores e com a efetivação dos Auxiliares de Educação Infantil, essa formação se torna ainda mais relevante, uma vez que o transtorno exige um olhar diferenciado e estratégias específicas para o melhor apoio às crianças autistas.

Na 1ª edição foram explorados os seguintes temas:

– O que é o TEA?
– Incidência, causas e tratamentos.
– A importância de um ambiente escolar acolhedor e as formas de comunicação alternativa.

Neste ano, na 2ª edição, serão os temas:

– Orientação dos profissionais da educação sobre as principais comorbidades associadas ao TEA para tornar o dia a dia na sala de aula mais inclusivo.

– Ansiedade, epilepsia e depressão.

– Transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

– Síndrome de Down e Síndrome do X Frágil.

– Entre outros.

Além desta formação, outras serão realizadas ao longo do mês de fevereiro, confira na integra a programação das formações de início do ano letivo 2024.