Pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal terão acesso online à vida escolar dos filhos

     Para que crianças e adolescentes aprendam e se desenvolvam adequadamente é necessário não apenas iniciativas vindas da escola. A participação dos pais no ensino melhora o rendimento escolar dos filhos, como demonstra o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2016.

 

     Os impactos da participação da família na vida escolar são positivos para todas as classes sociais. Então, como conseguir uma boa integração entre escola, alunos e pais? O primeiro passo é ter consciência de que é necessária uma mudança de atitude tanto dos gestores e formuladores de políticas públicas como de professores, diretores e pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes. Na maioria das vezes, os pais somente são chamados na escola quando há algum problema, ao invés de serem informados sobre todo o processo estudantil. Por isso, a criação de diálogos entre instituição e pais é importante.

 

     Um investimento efetivo por parte dos gestores públicos é a criação de softwares para gestão das escolas. Os sistemas possuem diversas funcionalidades e facilitam o trabalho da escola. Informações como calendário escolar, disponibilidade de vagas na instituição, notas e atividades dos alunos, avisos e reuniões podem ser disponibilizadas para os pais. Além disso, o acesso ao histórico escolar e outros documentos dos alunos se torna muito mais fácil através de um sistema de gestão. Veja como o software Educação, da Betha, torna as informações mais acessíveis para pais e alunos:

 

Acesse: https://paisalunos.betha.cloud/#/login/token