Droga nem pensar! PROERD realiza formatura da turma 2009

Desde 2001 a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, através da Secretaria da Educação e Cultura, promove para os alunos das 4ª séries da Rede Municipal e Estadual de Ensino o Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD). No dia 26 de novembro ocorrerá a formatura da turma 2009. Este ano participaram do projeto 160 estudantes.

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas,  no Brasil as drogas mais consumidas são tabaco, álcool, maconha e cola de sapateiro.

As aulas foram ministradas pelo sargento, Melo, no qual abordou os seguintes temas: como lidar com pressões de grupos e das pessoas, maneiras de como estar em controle diante a oferta da droga, e dizer não as drogas. O projeto também fala sobre quatro tipos de drogas, maconha, álcool, cigarro e inalantes como, por exemplo, cola de sapateiro.

De acordo com o Sargento, Melo, o PROERD tem como objetivo preparar as crianças a dizer não as drogas. "100% dos alunos das 4ª séries de Antônio Carlos foram atendidos pelo PROERD", relata, Melo.

A formatura ocorrerá a partir das 19h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Antônio.

Como a maconha, álcool, cigarro e inalantes agem nas pessoas?

A maconha causa muitos efeitos físicos, os olhos ficam  avermelhados, resseca a boca, os batimentos cardíacos sobem de 60 – 80 para 120 – 140 batidas por minuto. Se a pessoa utiliza com frequencia alguns órgãos são afetados como, por exemplo, os pulmões, causando  bronquite, perda da capacidade respiratória e até mesmo câncer. O consumo da maconha diminui a produção do hormônio masculino  testosterona. A maconha provoca muitas sensações, as mais comuns são: o relaxamento, calma, vontade de rir, angústia, desespero, pânico,  perda da noção do tempo e espaço e falta de memória. Se a pessoa utilizar durante muito tempo a maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização.

Álcool – Geralmente consumido através de bebidas como vinho e cerveja. É considerado uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento rapidamente. O àlcool consumido em execesso pode se transformar em um problema de saúde. A maioria dos acidentes de trânsitos são causados pelo consumo excessivo do álcool. Causa dois tipos de efeitos, estimula (euforia e desinibição)  e deprime (descontrole, falta de coordenação motora e sono).

Cigarro – É uma das drogas mais consumidas no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, 87% das pessoas que morrem de câncer de pulmão e boca são fulmantes ou fulmaram algum dia, 70% das pessoas que fumam tem problemas cardiacos. O cigarro se utilizado diariamente por causa falta de memória, depressão e até mesmo outros tipos de câncer como nas pâncreas, estômago, bexiga e cólo do útero.

A cola de sapateiro causa inúmeras sensações de excitação, alucinações auditivas e visuais. Os efeitos são tão rápidos fazendo com que o indíviduo inale novamente. O uso desta droga causa tontura, náuseas, espirros, tosse, salivação e fotofobia. falta de memória, confusão mental, alucinação, perda de autocontrole, visão dupla, palidez, movimento involuntário do globo ocular, irritação das mucosas, paralisia, lesões cardíacas, pulmonares e hepáticas, dentre outros; podendo desencadear em convulsões, inconsciência, e até mesmo morte súbita.