Gincana revela escritores do Meio Ambiente
Mais de 300 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação participaram de uma gincana ambiental no último dia 5 de junho, quando mais uma vez se lembrou a importância da preservação do Meio Ambiente. Os alunos se dividiram em quatro equipes e disputaram provas pelas quais puderam por em prática conhecimentos adquiridos em sala, nas aulas de Educação Ambiental. Dentre as provas estava a redação de textos alusivos à preservação ambiental.
As melhores redações concorreram à pontuação da prova. Foram quatro textos brilhantes que fazem um alerta de preservação e demonstram a preocupação de crianças, já conscientes da importância do equilíbrio no Meio Ambiente para a manutenção da espécie humana.
O Poder Executivo parabeniza todos os estudantes pelos textos, em especial aos quatro escolhidos como destaque. Para que as pessoas possam ter acesso às mensagens dos alunos, a seguir publicamos os quatro textos. O estudante Getúlio Hoffmann da 2a série de Santa Maria teve sua redação escolhida pela Comissão Julgadora como a melhor da Gincana. A escola de Louro foi a campeã e como prêmio, os alunos ganharam um passeio ao zoológico de Pomerode.
Lei e reflita sobre a importância das palavras desses pequeninos.
NEM. Cônego Dr. Raulino Reitz
Getúlio Hoffmann
Redação: Meio ambiente
Certo dia, eu estava passeando na beira do rio, de repente eu ouvi uma voz:
– Socorro, socorro!
Eu olhei para água e vi um peixinho; aproximei-me e perguntei:
– O que está acontecendo, peixinho?
– As pessoas estão poluindo a minha casa e o rio inteiro. Elas jogam latinhas, garrafas, pneus, lixos e o pior de tudo são os agrotóxicos, achando que o rio não tem vida.
– Calma, calma peixinho, eu vou pedir para as pessoas pararem de jogar coisas no rio. Melhor ainda, vou fazer uma campanha para salvar o Meio Ambiente.
Escola Municipal Dom Afonso Niehus
Maria Eduarda Koerich
Redação O Meio Ambiente
Dia 5 de junho comemoramos o Dia do Meio Ambiente.
Essa data é muito importante, porque se fala muito como devemos cuidar da natureza.
A professora falou que mesmo nós crianças, temos que cuidar do meio ambiente. E é muito fácil. É só não jogar lixo no chão, cuidar das plantinhas e respeitar os animais. Fazendo isso já estaremos ajudando muito.
Muita gente grande não pensa assim. Por isso a natureza pede socorro.
A água potável está acabando, as florestas estão sendo distribuídas, os animais que moram nelas estão morrendo.
A poluição do ar, por causa da fumaça dos carros, das fabricas, das queimadas, e outras coisas que o homem usa está esquentando muito o planeta.
Nós Aprendemos que chamamos isso de aquecimento global. Também passa muito sobre isso na televisão.
Se o ser humano não começar a cuidar melhor da natureza, nós vamos sofrer muito quando ficarmos grandes.
O mundo que queremos é um mundo que tenha só gente fazendo o bem.
E uma das coisas que é preciso fazer é cuidar muito bem do nosso Planeta.
Escola Municipal Vila Doze
José Amilton Filippe
Redação: O Meio Ambiente
O meio ambiente é tudo o que existe: as estrelas, o sol, a lua, a terra, o mar, as plantas, os animais, outros organismos vivos, os seres humanos juntamente com sua cultura e seus valores culturais e todas as forças da natureza, como as chuvas, tempestades ou furacões.
Todos os seres vivos têm estreitas relações. E uma parte da natureza, provoca reações em várias outras partes.
A poluição da água, o lixo que jogam em qualquer lugar, os desmatamentos, as queimadas e a extinção de animais são exemplos de destruição do meio ambiente o que põe em risco a saúde e a qualidade de vida dos seres vivos que habitam nesses lugares.
Um meio saudável é que todos desejam. É onde as ruas e estradas estejam limpas, cidades tenham jardins com espaços para brinquedos infantis, paisagens sem lixo espalhado em qualquer lugar, áreas de mata virgem onde os animais e plantas estejam protegidas da destruição dos ser humano.
A qualidade do meio ambiente e a sua conservação são tarefas para cada um de nós no dia-a-dia, se é que queremos desfrutar melhor a vida.
Núcleo Escola Municipal Profª Xênia Göedert Kremer
Leonardo Schmitz Junkes
Redação: Os Encantos da Natureza
Como dever de cidadãos, é nosso dever, crianças, desde já, preservarmos a natureza proteger nossos animais, não poluir nossas águas não poluir nosso ar.
Para que isto não aconteça devemos ter consciência de tudo o que fizemos.
Jogando uma simples sacola plástica ou uma garrafa no rio, já estamos poluindo nossas águas. Água que precisamos para beber e sobreviver.
Muitas pessoas têm como prazer a caça, deixando muitos animais em extinção, prendendo pequenos pássaros indefesos e tirando a beleza de seus cantos e cor da natureza.
Desmatando as árvores o homem está prejudicando, a natureza e sua própria vida, pondo em risco a vida dos animais e de seus próprios filhos.
Devemos dar um fim a isto tudo, plantando arvores, não poluindo nossas águas e orientando os adultos a não caçarem e não cortarem nossas arvores, pois assim teremos uma natureza mais bela, colorida e saudável.