O açúcar que você não vê
O Brasil é o 4° maior consumidor de açúcar do mundo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cada brasileiro consome aproximadamente 30 kg de açúcar por ano, ou seja, cerca de 18 colheres (chá) de açúcar por dia. A recomendação da OMS é de 18,2 kg de açúcar por pessoa ao ano.
Segundo o Guia Alimentar para menores de 2 anos, crianças até 2 anos não devem consumir açúcar, seja adicionado ou como componente de preparações.
O consumo excessivo de açúcar pode ocasionar diversos males à saúde, como: aumento de peso, obesidade, aumento do risco de doenças cardiovasculares, surgimento de cáries, aumento nos níveis de triglicerídeos no sangue, entre outros.
Além disso, alimentos ricos em açúcar são pobres em vitaminas, minerais e fibras, tornando a alimentação desequilibrada.
Com o objetivo de informar a população e promover o consumo de alimentos mais saudáveis, a Nutricionista Kalina Trivelato de Lima e a estagiária de Nutrição Tatiana Caetano criaram a série: O açúcar que você não vê.
Durante algumas semanas, serão compartilhadas informações acerca de alimentos ricos em açúcar muito consumidos e possíveis substituições, a fim de estimular uma reflexão acerca do tema e promover uma alimentação de melhor qualidade.
Hoje vamos iniciar com a quantidade de açúcar existente num biscoito do tipo maizena, muito consumido pelas crianças e possíveis substituições mais saudáveis.