Alimentação saudável em tempos de Covid-19

Não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a covid-19. Porém, uma alimentação saudável é essencial para manter a saúde e fortalecer seu sistema imunológico.

 

A alimentação saudável não precisa ser cara. Com uma alimentação mais natural, baseada em frutas, vegetais, ovos, carnes e grãos, você conseguirá os nutrientes que precisa para ter uma boa saúde!

 

Siga estes 7 passos!

 

1- Aumente o consumo de frutas e legumes, pelo menos 5 porções por dia. Esses alimentos são ricos em vitamina A e C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções.

 

2- Evite consumir alimentos ultraprocessados, os industrializados em geral (biscoitos, sorvetes, refrigerantes etc), pois são ricos em sal, açúcar, aditivos químicos, corantes, conservantes e gorduras, aumentando o risco de deficiência nutricional, além de estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas, que podem agravar o quadro dos pacientes com Coronavírus.

 

3- Hidratação é fundamental! Beba pelo menos 2 litros de água por dia. A água também contribui para o funcionamento do sistema imunológico. Se você não tem o hábito de tomar água, tenha uma garrafinha sempre por perto, coloque o alarme do celular pra lembrar, saborize a água c/ frutas (laranja, limão, morango), especiarias (cravo, canela, anis), hortelã, etc.

 

4Planeje suas compras. Assim você garante a disponibilidade dos alimentos e evita sair de casa com frequência. Mas compre apenas o que for necessário para evitar o desperdício de alimentos e economizar. Sempre priorize as frutas e verduras da estação, devido ao melhor preço, maior frescor e disponibilidade.

 

5- Higienize corretamente os alimentos.  Antes de guardar nos armários, os insumos adquiridos no supermercado devem ser higienizados. Lave as embalagens com água e sabão e borrife álcool 70% ou solução clorada. Retire frutas, verduras e legumes das embalagens e armazene em fruteiras. Se for para a geladeira, higienize antes. Armazene em potes ou sacos próprios para refrigeração. Antes de consumir frutas, verduras e legumes crus, lave em água corrente e deixe de molho por 10 a 15 minutos com hipoclorito de sódio. (Para 1 litro de água, utilize 1 colher de sopa de água sanitária. Verifique no rótulo do produto se a água sanitária é própria para alimentos).  Após deixar de molho, enxague com água corrente.

 

6- Conserve os alimentos a temperaturas seguras a fim de evitar a contaminação. Durante o cozimento, os alimentos devem atingir 70ºC para eliminar o Coronavírus e outros patógenos. Portanto, o alimento deve estar bem cozido. Após o cozimento, refrigere rapidamente alimentos perecíveis ou cozidos. Sobras de comida não devem ser armazenadas na geladeira por mais de 3 dias.

 

7- Cozinhe em família. Aproveite o confinamento para cozinhar em família. Inclua as crianças na  preparação das refeições. Assim eles aprenderão hábitos alimentares saudáveis desde pequenos.  Só não compartilhe utensílios como copos, pratos, talheres, xícaras. Cada um deve ter o seu.

 

 

Por Nutricionista Kalina Trivelato de Lima.

CRN 4819

 

 

Referências:

ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição). Guia para uma alimentação saudável em tempos de covid-19. 2020.

UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Orientações nutricionais para o enfrentamento do COVID-19. 2020

Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/qual-o-papel-de-uma-alimentacao-adequada-e-saudavel-durante-a-pandemia-de-covid

Disponível em: https://nacoesunidas.org/fao-dicas-de-uma-alimentacao-saudavel-para-enfrentar-a-crise-da-covid-19/