Surfeterapia para autistas promove tratamento e lazer
Com o objetivo de promover o surfe como forma de tratamento e lazer para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Antônio Carlos, por intermédio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, em parceria à ONG Onda Azul, realizou, na última quinta-feira (11), uma roda de conversa com pais e amigos de pessoas com autismo.
“Com a surfeterapia todos são beneficiados, o Autista e toda a sua família. É uma terapia focada no grupo, uma forma de deixar a vida da família mais leve e divertida e num espaço que é público. A interação com o mar e os sais minerais, presentes no ambiente, traz benefícios ao para a respiração, o contato com a areia e o vento promove a redução de sintomas específicos. É uma ferramenta que une, esporte, terapia, inclusão, interação e diversão numa onda de amor.”, afirma Alexandra Ivitti, Psicóloga Clínica, do núcleo ampliado da família – NASF.
O Onda Azul é uma organização sem fins lucrativos que oferece aulas de surfe gratuitas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de proporcionar uma nova abordagem de tratamento, lazer e através de um conjunto de metodologias pré-estabelecidas que levam em conta as particularidades sociais, motoras e sensoriais do autista.