Grupo de Pais Meu Mundo Azul conversa sobre Aromaterapia no Autismo

Nesta última quinta-feira (13), ocorreu na Secretaria de Saúde de Antônio Carlos mais uma conversa do Grupo de Pais Meu Mundo Azul, com o tema Aromaterapia no Autismo, ministrada por Talita Porto Padilha, Enfermeira da Saúde da Família, Mestre em Saúde Mental e Terapeuta Holística.

O autismo, também chamado de transtorno do espectro do autismo (TEA), geralmente detectado entre um ano e meio e três anos de vida, é marcado por características como, inabilidade para interação social, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com símbolos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo, o que apresenta um desafio significativo para as famílias.

A Aromaterapia é uma das alternativas que ajudam no tratamento dos sintomas, trabalhando o equilíbrio entre físico, psíquico, espiritual e mental. Ela atua não só ajudando no desenvolvimento da criança, mas alguns óleos também acalmam, proporcionando mudanças benéficas de comportamento.

“Iniciamos um ciclo de conversa com famílias e profissionais da área, para orientar como os pais podem utilizar a aromaterapia como método complementar no tratamento e acompanhamento de pacientes que apresentam diagnóstico de transtorno de hiperatividade, autismo e Síndrome de Asperger.” Afirmou Talita Porto Padilha.