Conselho discute a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

O Conselho Municipal de Saneamento Básico se reuniu nesta quarta-feira (17), no auditório Maestrina Sophia Mannes Besen, para formalizar o seu quadro de membros e também o Regimento Interno, que está disponível para download abaixo. O conselho reúne representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Entre as entidades participantes estão: ACIAC (Associação Empresarial de Antônio Carlos), Aresc (Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina), Casan, CREA-SC, Epagri e Veolia.

A revisão do Plano de Saneamento Básico está sendo coordenada pelo colaborador da Secretaria de Planejamento Vinícius Daniel de Souza, que é formando em Engenharia Sanitária Ambiental na UFSC e escolheu o tema para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Segundo o secretário de Planejamento de Antônio Carlos, Rodrigo Conrat, o saneamento básico se divide em quatro eixos: água potável, resíduos sólidos, tratamento de esgoto e drenagem pluvial. O diagnóstico da situação atual do município está sendo realizado em parceria com as agentes de saúde.

“Elaboramos um formulário para verificar as reais condições do município no saneamento básico. Com esses dados veremos onde estão os problemas e a solução mais viável para cada um deles, além de fazer uma projeção para os próximos 20 anos nessa área”, explica Conrat.