Secretaria de Agricultura e Epagri apresentam programa de rastreabilidade para o produtor rural

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Carlos, realizam no dia 22 de agosto uma mesa redonda sobre o programa E-Origem, instrumento de adequação das lavouras por meio da identificação da origem dos produtos. A reunião, que será realizada às 19h, no salão paroquial da igreja de Rachadel, também é apoiada por Cidasc, Ceasa e Ministério Público de Santa Catarina.

 

O E-Origem é um programa estadual de rastreabilidade de produtos agrícolas que foi desenvolvido entre as secretarias estaduais de Saúde e Agricultura e suas empresas vinculadas. O objetivo é identificar a origem dos produtos agrícolas comercializados no estado. Durante a mesa redonda, o programa será apresentado aos produtores. A Epagri será responsável por orientar os agricultores em como se cadastrar no sistema e preencher o caderno de campo. 

 

O E-Origem está disponível na página da Cidasc, onde o agricultor pode se cadastrar e terá o seu produto identificado com rótulo, sem custos. O programa deve ser adotado em toda a cadeia produtiva de vegetais in natura e minimamente processados.