Nota de Esclarecimento sobre a Influenza (Gripe)

A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, sendo a H1N1 um dos subtipos do vírus Influenza. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida, contudo de acordo com a diversidade de subtipos virais, esta doença se apresenta de forma mais ou menos grave.

 

A transmissão ocorre por meio das secreções produzidas pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada, ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que, após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

 

Vacinar-se contra Influenza, é uma das maneiras de se proteger desta gripe, tendo sido a vacina disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, através das Unidades Básicas de Saúde, aos grupos prioritários sendo estes:

 

 Crianças de seis meses a menores de cinco anos;

 Gestantes e Puérperas;

 Povos indígenas;

 Idosos;

 Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

 Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

 Profissionais de Saúde.

 

O objetivo almejado ao vacinar os grupos prioritários é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza, nesta população onde o vírus pode se manifestar de forma mais agressiva, dada a vulnerabilidade, ou devido ainda, a possibilidade de disseminação facilitada da doença.

 

A imunização pode também ser realizada em Salas de Vacinas particulares Credenciadas pela Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina.

 

Porém, cabe ressaltar que manter hábitos frequentes e constantes de higiene e praticar a etiqueta da tosse ainda são as formas mais eficazes das pessoas protegerem-se a si mesmas e as pessoas próximas. Desta forma recomendamos os seguintes cuidados:

 

 Cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com lenço descartável ou com a parte interna do braço. Não use as mãos, pois elas podem se tornar veículo de transmissão da doença;

 Lave as mãos com frequência com água e sabão porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva ou secreção de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar;

 Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados;

 Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis;

 Tenha sempre à mão álcool em gel 70% para os momentos em que haja impossibilidade de lavar as mãos.

 

Alertamos a população para que fiquem atentos aos seguintes sintomas:

 Aparecimento súbito de febre persistente e que supera os 38º C;

 Calafrios;

 Nariz entupido, espirros, falta de ar e fadiga;

 Dor de cabeça;

 Dores nas articulações;

 Dores musculares (mialgia);

 Tosse intensa;

 Falta de ar;

 Dor de garganta.

 

Lembrando que os sintomas não aparecem de forma isolada, e que na soma de mais de um dos sintomas citados acima, procure a Unidade de Saúde mais próxima para atendimento.

 

Com relação às informações alarmantes e extra-oficiais divulgadas sem o conhecimento prévio dos setores de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária do município de Antônio Carlos, cabe informar que o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, onde obrigatoriamente são notificadas pelos profissionais e estabelecimentos de saúde as infecções pelo vírus influenza, apresenta no ano de 2018, para o município de Antônio Carlos, um caso confirmado de infecção por H1N1.

 

As Vigilâncias Epidemiológicas e Sanitárias tem o papel de investigar os casos notificados e, somente estes órgãos, tem as informações reais a respeito deste tema. Portanto, buscamos aqui, de forma transparente e esclarecedora, informar a população com base em fatos e dados verídicos.

 

Outrossim, ressaltamos que apesar da situação real não ser condizente com os fatos extraoficiais divulgados, contamos com a colaboração da população, para que se mantenham hábitos de higiene constantes, evitando a transmissibilidade de qualquer tipo de gripe e outras doenças.

 

Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Prefeitura de Antônio Carlos