Fiscais mirins visitam duas APPs (Áreas de Preservação Permanente) em abril

As atividades do segundo encontro do Projeto Fiscais Mirins nas Escolas, em abril, teve como tema “Delimitação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) – Nascente e foz do Rio Biguaçu”. Os trabalhos foram coordenados pelo engenheiro agrônomo Lucas Lafratta Calandrelli, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e pela fiscal da Vigilância Sanitária Maria Carolina Mannes. As visitas foram realizadas nos dias 23 (EEB Altamiro Guimarães), 26 (NEM Verônica Guesser Pauli e NEM Cônego Raulino Reitz) e 27 (EM Dom Afonso Niehues), totalizando 136 alunos envolvidos.

Os estudantes dos 4º anos das redes Municipal e Estadual de Ensino estiveram numa APP preservada no Alto Rio Farias que é de responsabilidade da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e onde a empresa realiza a captação para o abastecimento do município. O segundo ponto observado foi uma APP degradada, com sinais de poluição e erosão, nas proximidades da FEMSA.

Com a aplicação deste tema, as crianças puderam analisar de perto parâmetros como erosão, poluição, odor, plantas aquáticas, mata ciliar e temperatura das águas nestes dois pontos do rio, estabelecer um comparativo entre área preservada e área degradada, e fazer um diagnóstico do rio. Também foi possível demonstrar a elas a importância das delimitações e distanciamentos obrigatórios dos cursos de água, desenvolvendo um olhar fiscalizador das ações e intervenção irregulares do homem neste meio.

Neste mês de maio, as atividades ficarão sobre o comando da Vigilância Sanitária com o auxílio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.