Santa Bárbara e Guiomar receberão 2,5 quilômetros de asfalto

Com a presença de moradores das comunidades de Santa Bárbara e Guiomar, vereadores, secretários e coordenadores da Administração Pública Municipal, o prefeito Geraldo Pauli entregou na noite desta segunda-feira (12) as ordens de serviço para as empresas Conpesa e Terraplein, autorizando o começo das obras de pavimentação das ruas 4 de Dezembro (Santa Bárbara) e Matias Petry Júnior (Guiomar). 

A solenidade foi realizada no campo do Internacional. Ao todo, serão cerca de 2,5 quilômetros de asfalto, um investimento de R$ 1,45 milhão, com recursos financiados pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e uma contrapartida de R$ 161,1 mil da prefeitura, que será pago em 48 meses com um ano de carência. 

Pauli lembrou que as obras foram aprovadas pela Câmara de Vereadores no ano passado e licitadas no mesmo período. O prefeito esclareceu que o repasse será liberado por etapas, conforme o andamento dos serviços e também pediu a colaboração das comunidades em virtude do passeio que será colocado nas vias, que pode exigir um recuo de cercas e muros, caso haja a necessidade. 

“Imaginem se uma criança sai de dentro do cercado e coloca os pés na pista. É um risco muito grande. Agora, se ela tem uma margem de segurança, é importante. Temos de pensar nos cadeirantes, nos ciclistas e pedestres que querem andar com segurança”, afirma. 

O prefeito também falou sobre os trechos restantes dessas ruas. A 4 de Dezembro receberá 1.810,50 metros de asfalto, enquanto a Matias Petry Júnior será pavimentada por 686,22 metros. Pauli informou que o objetivo é licitar ainda este ano as partes não contempladas no projeto: 274 e 185 metros, respectivamente.

“Temos vários trechos com o solo mole e, para termos uma garantia, teremos que fazer um reforço, isso vai acrescer o valor, para que a obra tenha qualidade e atenda a comunidade. A proposta da prefeitura é ter recursos para poder licitar esse ano esses dois trechos. Estamos economizando para isso. Faremos uma obra dentro dos padrões, com qualidade e muita ética”, conclui.