Fiscais por um dia: Alunos da rede municipal de ensino visitam fábrica de bolachas
Nesta semana, o projeto “Fiscais Mirins nas Escolas” está focado na Vigilância Sanitária. Os alunos do 4º ano da Dom Afonso Niehues visitaram nesta quarta-feira (24) uma fábrica de bolachas em Rachadel. Guiados pela fiscal Eloiza Schmitt da Silva, as crianças conheceram o processo de produção e observaram as condições de limpeza, segurança, organização em que a empresa trabalha. Ao final da atividade, os estudantes tiveram de preencher um roteiro de inspeção em que avaliaram o estabelecimento, que produz 35 toneladas de biscoitos a cada mês e emprega 22 pessoas do município.
As visitas tiveram início nesta terça-feira (23) com os alunos da EEB Altamiro Guimarães. O roteiro segue nesta quinta-feira (25) com turmas dos colégios Dom Afonso Niehues, Cônego Dr. Raulino Reitz e Verônica Guesser Pauli. A fiscal da Vigilância Sanitária Eloiza Schmitt da Silva afirma que o objetivo do projeto “Fiscais Mirins nas Escolas” é transformar as crianças em multiplicadores de informação. “Com a saída do aluno do ambiente escolar buscamos a opinião e o senso crítico deles em sociedade. Esse estímulo é levado para dentro de casa, com outros amigos e vizinhos, disseminando a informação de forma correta. A criança se diverte aprendendo”, declara.
O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Planejamento e Desenvolvimento de Antônio Carlos, voltada para as turmas do 4º ano das escolas do município. Cerca de 240 crianças devem participar das atividades até o fim deste ano.