Nota de esclarecimento: Transporte escolar

A Prefeitura de Antônio Carlos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, esclarece que está com alguns problemas relacionados ao transporte escolar nos primeiros dias de início das aulas. 

1 – Monitores de Transporte Escolar – Os contratos de todos os monitores que atuavam no transporte escolar venceram em 2016. Estes foram demitidos e não foi providenciado um novo processo seletivo ou concurso para seleção de monitores para atuação neste ano. A atual administração lançou novo processo nos primeiros dias de governo, precisamente no dia 10 de janeiro, para a contratação de monitores, motoristas, agentes de serviços gerais e professores. Respeitados os prazos legais e realizadas as provas, os candidatos aprovados foram convocados no último dia 9 de fevereiro para assumirem as suas funções. No dia 10, sexta-feira, a Secretaria de Educação e Cultura realizou uma reunião com os monitores para escolha das rotas e orientações em relação à rotina de trabalho. Os mesmos ainda têm um prazo legal de cinco dias para apresentarem e assumirem suas funções. Alguns começaram de imediato, já atuando a partir desta segunda-feira (13), mas outros monitores ainda não assumiram ou desistiram no intervalo entre a última quinta-feira e esta segunda, por isso alguns veículos escolares trafegam hoje sem a presença de monitor. 

2 – Manutenção dos Veículos – Durante o mês de janeiro todos os veículos escolares passaram por manutenção. Na última semana, os motoristas fizeram testes para verificação das condições de funcionamento e trafegabilidade. Infelizmente, na manhã desta segunda (13), dois ônibus apresentaram problemas elétricos e bateria descarregada, necessitando de reparo emergencial, ocasionando atraso no início de suas rotas. 

3 – Rotas dos Veículos Escolares –  Foram estudadas todas as rotas e os pedidos de ampliação para atendimento de novos percursos. Alguns itinerários já foram ajustados e outros ainda passarão por novos ajustes. O transporte escolar atende diariamente mais de 1.500 alunos e contempla todos os bairros do município. Estamos com a capacidade de atendimento no limite. Não temos como ampliar para novos trajetos com a frota atual. As rotas são extensos e o tempo dos percursos é curto, principalmente no horário do almoço. Solicitamos a compreensão das famílias nestes primeiros dias de início das aulas. Estamos trabalhando muito para resolver os problemas e buscar atender todas as demandas. Pedimos ainda a colaboração e compreensão dos pais, pois não é possível pegar todos os estudantes em frente as suas casas e no horário desejado. Transportamos mais de 1.500 estudantes por dia, no limite da capacidade de tempo e da frota, e não podemos comprometer a segurança para suprir a necessidade individual de todos. 

Agradecemos a compreensão – Secretaria de Educação e Cultura