Exposição “Caminhos da Imigração Alemã” no Continente Shopping vai até nesta quinta-feira (02)

Vai até amanhã (02), no Continente Shopping a exposição “Caminhos da Imigração Alemã”. Aberta desde o dia 03 de maio, a exposição gratuita mostra o legado dos Imigrantes Alemãs que chegaram a região da grande Florianópolis. A associação, que dá nome à exposição, é composta por integrantes de oito municípios:

– Águas Mornas

– Angelina

– Anitápolis

– Antônio Carlos

– Rancho Queimado

– Santo Amaro da Imperatriz

– São Bonifácio

– São Pedro de Alcântara.

Antônio Carlos – Na exposição pode ser constatado um pouco do que foi e é produzidos por descendentes, com destaque nos irmãos Lauro e José Junkes, que são Antônio-carlenses de referência no setor da cultura

Lauro Junkes

Nascido em Antônio Carlos em 9 de março de 1942, desde muito pequeno teve sua vida guiada pela busca de conhecimento, era bacharel e licenciado em Letras, assim como bacharel em Direito e Filosofia, sendo professor na UFSC, por 34 anos.

Batalhador da cultura local, destacando-se na análise e no estudo dos autores conterrâneos, o professor Lauro Junkes foi responsável pelo legado sua leitura aprofundada do papel do livro e da literatura na sociedade. Em sua homenagem a Biblioteca Municipal de Antônio Carlos recebeu seu nome.

Foi agraciado em sua vida profissional com as Medalhas de Mérito: Cônego Raulino Reitz (Prefeitura de Antônio Carlos, 2007), Cruz e Sousa (Governo do Estado de Santa Catarina, 2007) e Professor João David Ferreira Lima (Câmara Municipal de Florianópolis, 2008).

Pertencia à Academia Catarinense de Letras desde o ano de 1982, ocupando a cadeira de número 32. Sendo presidente da instituição em 2003, e permanecia no cargo até sua morte. Sua gestão na Academia foi marcada por importantes iniciativas. Destaca-se entre elas o resgate de obras inéditas dos imortais da Casa — incluindo fundadores, patronos e seus membros.

José Junkes

Nascido em Antônio Carlos em 19 de março do ano de1931, desde pequeno gostava da lida com madeira,  foi marceneiro, carpinteiro, artesão, ou seja, é um artista nato na lida com a madeira.

Empreendedor cultural vem sendo um desbravador como os imigrantes alemães que colonizaram estas terras.  É um cidadão que ama sua cidade natal, a história dos seus antepassados e de histórias da comunidade.

Casado com D. Ana Baungarten Junkes, teve sete filhos, destes nasceram muitos netos e a vida tem se renovando com o nascimento dos bisnetos.

Idealizador, criador e construtor do Memorial Santa Maria, que está localizada ao lado da Capela de Santa Maria, o local foi idealizado para guardar a história da comunidade e dos moradores.

Lá encontramos grandes placas de madeira talhadas à mão pelo Seu José Junkes. Artista nato que procura retratar na madeira, a história e os costumes da comunidade.

Também no Memorial encontramos várias fotos das famílias locais, vários objetos de profissões dos colonizadores. E o que mais impressiona, são as miniaturas feitas em madeira por Seu José, que revelam o cotidiano dos colonos. No acervo coletado na comunidade e exposto, podemos encontrar peças que contam o cotidiano do início de século passado, através de fotografias, livros e outros materiais.

Nesta exposição, além de painéis que contam a história de cada cidade, fotos e textos sobre seus atrativos turísticos, estão expostos diversos objetos históricos como as ferramentas artesanais: Enxós e Plainas manuais, itens raros nos dias atuais.

Enxós e Plainas

Tecnicamente a enxó, é conhecida por Instrumento de carpinteiro e de tanoeiro, de cabo curto e chapa de aço cortante, que serve para desbastar madeira.

Já as Plainas são comumente usadas em todos os aspectos da madeira e da carpintaria, incluindo desde fazer portas, baús, mesas e instrumentos musicais para projetos maiores, como bares e bancadas e construção naval.

Mas por nossos colonizadores, imigrantes da Alemanha, estes instrumentos significava construção de um local para morar, abrigar sua família e sobreviver.

Utilizados para a confecção de casas e móveis estas ferramentas são um marco para a cidade de Antônio Carlos. Significa a força das mãos de um povo trabalhador, forte e corajoso que saiu de sua terra natal, para construir um mundo novo no novo continente, a  América.

Além de sonhos, as enxós podem ser traduzidas por fé, esperança, coragem e amor.

O prefeito Paulo Remor agradece a todos que, com carinho e dedicação, colaboraram para a realização desta exposição. “Resgatar o passado é essencial para compreendermos o nosso presente e respeitarmos a história da nossa gente. Nossos agradecimentos a todos os representantes dos municípios envolvidos na exposição “Caminhos da Imigração Alemã”, ao Continente Shopping e, em especial, aos servidores públicos, Luciana Scussel d’Eça Neves, Coordenadora de Cultura de Antônio Carlos, Idineia Bioeu, Secretária Municipal da Educação e ao Jaison Basei e Osmar Areneu de Souza “Mazinho”, respectivamente, Secretário e Coordenador da Secretaria de Esporte, Turismo, Indústria e Comércio.” Agradeceu o gestor.

A visitação é gratuita. Aproveite esta oportunidade.

Por: Euclides Kerntopof, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos SC.