Alunos da educação infantil visitam Biblioteca, no ‘Dia Nacional do Livro Infantil’ em Antônio Carlos, SC
Alunos da educação infantil visitam Biblioteca, no ‘Dia Nacional do Livro Infantil’ em Antônio Carlos, SC
A Biblioteca Municipal de Antônio Carlos, localizada anexa ao Prédio da Prefeitura, recebeu nesta segunda-feira (18), ‘Dia Nacional do Livro Infantil’ a visita de leitores habituais e, em especial, dos alunos da educação infantil de Antônio Carlos.
O ato, voltado para comemoração do ‘Dia do Livro Infantil’, começou às 8h30mim. Durante o dia, aconteceram rodas de leitura e uma série de visitas de crianças do Pré do CEIM Coração de Jesus, acompanhadas de suas professoras Autanei Junkes Hillesheim, Inês Kuhn Guesser, Eliane Goedert de Souza e Simone de Souza Schmitz. A bibliotecária Leonita recebeu as crianças com atividades relacionadas ao dia do livro do infantil.
De acordo com a Técnica em Educação Judite Koch Schmitt, apesar das crianças do pré não saberem ler, elas começam a ter contato com as letras desde cedo e desenvolvem o prazer pelos livros e leitura. “Mesmo que as crianças de pouca idade não sejam alfabetizadas já conseguem folhear os livros, as vezes em parceria com os colegas, veem gravuras e a partir desse contato com o livro, a elas são proporcionados momentos formidáveis, promovendo também o espírito de relacionamento em grupo, melhorando a dicção e o uso de sequências lógicas, fazendo com que criem suas próprias histórias,” enfatizou.
Fundada em 1974, a Biblioteca Municipal de Antônio Carlos, com ambiente climatizado, além de jornais, revistas, gibis e acervo informatizado (biblioshop), possui em seu acervo aproximado de 10.000 exemplares de livros.
Segundo informado pelas bibliotecárias Karina Schaefer e Leonita Petri Kuhn, são atendidos em média 400 usuários mensais, entre educação infantil, ensino fundamental, médio e a comunidade em geral. Para elas, o incentivo à leitura é algo que deve ser feito diariamente no ambiente familiar e escolar.
A Secretária Municipal da Educação, Idinéia Carla Bioeu, diz que a ideia é incentivar a prática da leitura, com envolvimento da comunidade escolar. “A leitura abre horizontes e possibilita o crescimento intelectual do indivíduo. A biblioteca é um local que deve ser explorado por professores e alunos em prol destes benefícios. A escola e a família devem atuar em favor da criança compartilhando responsabilidades e objetivos comuns,” esclarece a Secretária.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da Literatura Infantojuvenil. Portanto, trata-se de uma justa homenagem ao saudoso escritor que, como poucos, dedicou-se à Literatura Infantil no Brasil.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da Literatura Infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da Cultura Nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.
Títulos da literatura infantojuvenil de Monteiro Lobato, que podem ser encontrados na Biblioteca em Antônio Carlos:
1 – Reinações de Narizinho;
2 – Viagem ao céu e O Saci;
3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
4 – História do mundo para as crianças;
5 – Memórias da Emília e Peter Pan;
6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
7 – Geografia de Dona Benta;
8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;
9 – D. Quixote das crianças;
10 – O poço do Visconde;
11 – Histórias de tia Nastácia;
12 – O Picapau Amarelo e A reforma da natureza;
13 – O Minotauro;
14 – A chave do tamanho;
15 – Fábulas;
16 – Os doze trabalhos de Hércules (1º tomo);
17 – Os doze trabalhos de Hércules (2º tomo).
Por, Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Antônio Carlos SC.