Minidocumentário – 3ª Noite Literária em Antônio Carlos SC

Lançamento das obras “Nosso Passado, Nossa História: contos e encantos de nossa gente” e “Minha Terra: um bom lugar de se viver” em Antônio Carlos SC – Minidocumentário  

Na última quinta-feira (31), a prefeitura de Antônio Carlos (SC), por intermédio da Secretaria da Educação e Cultura, realizou a 3ª Noite Literária com o lançamento de duas obras literárias. O evento ocorreu no Clube Estrela Azul.

O tempo chuvoso, não foi impedimento para reunir centenas de pessoas neste evento, entre elas representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipal.

O orador anfitrião da noite, professor Altamiro Antônio Kretzer, abriu o evento dando boas-vindas a todos e nominando o lançamento das duas obras literárias. “NOSSO PASSADO, NOSSA HISTÓRIA: contos e encantos de nossa gente, obra de autoria de nossos pequenos escritores dos 5º anos das escolas municipais, ilustrados pelos alunos dos 4º anos das escolas municipais; além desta obra, tivemos ainda o prazer de dividir o espaço com nosso agricultor-escritor, José André Gesser, que nos presenteou com sua terceira obra: MINHA TERRA: um bom lugar de se viver,” destacou.

Partindo para os novos lançamentos, Altamiro relatou:

1ª OBRA

O Projeto Pequenos Escritores, desenvolvido pela Prefeitura de Antônio Carlos, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está em sua 2ª edição e envolve aproximadamente 200 crianças: os alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino são os escritores e os alunos dos 4º anos são os ilustradores. Na primeira edição do projeto, em 2014, os alunos foram estimulados a escrever poesias com a temática “O lugar onde vivo”. Deste trabalho resultaram belíssimas poesias retratando nossa cidade pelo olhar poético de nossas crianças.

Nesta segunda edição do Projeto os alunos entrevistaram pessoas de suas respectivas comunidades, buscando resgatar a história de nossa gente e de nosso município que está comemorando os 185 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães na cidade. A partir destas entrevistas os professores realizaram atividades em sala de aula e, destas, resultaram contos e relatos riquíssimos, que mesclam realidade e ficção, resgatando fragmentos do nosso passado, da nossa história.

Oferecer a oportunidade a nossos alunos de serem autores de seu primeiro livro é estimular o desenvolvimento de escritores e também de leitores, dando, inclusive, continuidade a uma tradição de nossa cidade em oferecer aos catarinenses e ao Brasil grandes escritores (já foram 4 antônio-carlenses a integrar a Academia Catarinense de Letras: Lauro Junkes, Evaldo Pauli, Raulino Reitz e José Artulino Besen).

Segundo o escritor Ziraldo “o importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”. Neste sentido, o Projeto Pequenos Escritores tem, entre outros objetivos, o desejo de estimular nossos alunos a viajarem pelo maravilhoso mundo da escrita e da leitura, de modo a fortalecer o trabalho pedagógico no aprendizado do ato de ler e escrever.

– Além de nossos pequenos escritores, neste ano tivemos também a oportunidade de oferecer uma sessão do livro para nossos professores-escritores e ilustradores: Adriana Petri (escritora) e Mariana da Silva (ilustradora), Berenice Terezinha Muller Richartz (escritora) e Elisiane Jaci Sagás (ilustradora), Elisângela Decker (escritora) e Alessandra Basei (ilustradora).

Segundo informado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Antônio Carlos, participaram deste projeto, produzindo os textos, os alunos dos 5º anos da EM Dom Afonso Niehues, do NEM Profª Verônica Guesser Pauli, do NEM Pe. Alfredo Junkes e do NEM Cônego Dr. Raulino Reitz. Na produção das ilustrações participaram os alunos dos 4º anos da EM. Dom Afonso Niehues, do NEM.Profª Verônica Guesser Pauli e do NEM Cônego Dr. Raulino Reitz. Adriane Petri, Alessandra Basei, Berenice Terezinha Muller Richartz, Elisiane Jaci Sagás, João Protásio Pauli, Lucide Maria Schmitz Kreff, Mariana da Silva e Zuleide Besen Ghidolin, foram os professores responsáveis pelas turmas.

2ª OBRA

José André Gesser é um jovem sonhador que espera a cada manhã, a cada recomeço, mudar seu mundo para melhor.

Agricultor de Antônio Carlos, trabalha com a família na lida diária das lavouras e na produção artesanal de alimentos. Nasceu em 16 de junho de 1975, filho de Ambrósio Gesser e Hilda Küster Gesser.

Sua paixão pela leitura e escrita fez com que, após muitos anos, voltasse aos bancos escolares, e hoje está finalizando a Licenciatura em Letras. Amante da leitura, companheira de suas horas de lazer. André passou a escrever por prazer, colocando no papel experiências de vida e relacionamentos com amigos e familiares.

No momento em que nossa cidade de Antônio Carlos comemora os 185 da imigração alemã, André nos presenteia com sua terceira obra, «Minha Terra: um ótimo lugar para se viver», um livro que fala dos encantos de nossa cidade e de sua gente, mas que também levanta importantes reflexões sobre o presente e o futuro desta bela cidade.

Convidamos então o autor, José André Gesser, para que faça a sua apresentação.

O escritor José André Gesser ao agradecer a todos pela presença, destacou o que representa sua obra, o significado de sua importância e de sua função educativa, bem como, não poupou elogios e agradecimentos especiais pelos apoios recebidos de familiares e amigos. “Dedico esta obra a DEUS, em agradecimento por tudo que sou… (…) Dedico ainda a você, leitor, que um dia poderá ver em mim alguém que o ajudou a mudar conceitos e pensamentos em sua vida,” escreveu o autor em seu livro.    

O livro “MINHA TERRA: um bom lugar de se viver” também contou com participações especiais do professor Altamiro Antônio Kretzer, como coordenador editorial e diagramador da Capa; de Gustavo Franthesco Kerntopf, responsável pela Editoração eletrônica; de Euclides Kerntopf, como autor da Imagem da capa; e de Reginaldo Amorim de Carvalho, como Revisor gramatical.

O autor abriu espaço para perguntas e finalizou sua participação no evento com a sessão de autógrafos.

Antes da sessão de autógrafos, Idinéia Carla Bioeu, coordenadora da educação, acompanhada das servidoras públicas Carmen Lucia Pitz Rasveiler, Diretora de Ensino da Educação e Luciana Scussel d’Eça Neves, leu uma homenagem de despedida ao ex-secretário Altamiro Antônio Kretzer. Confira:

Professor Altamiro Antônio Kretzer  

Como você bem salientava: Estou secretário, sou professor! Já dizia Paulo Freire: “ Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas para aprender. A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social de nosso corpo consciente. Se constrói . Não é um dado que em nós , seja um a priori da nossa história individual e social. Não há saber mais ou saber menos .Há saberes diferentes.”

Ser chefe é saber liderar com respeito e procurar deixar legados e ensinamentos aos outros. Um bom chefe sabe coordenar, organizar, distribuir funções, buscar soluções, orientar e decidir. Você é um ser humano admirável, sábio. Soube solucionar problemas  com sabedoria, respeitando o outro. O melhor chefe é aquele que não agrada a todos , mas aquele que vê o funcionário como ser humano, que tem problemas, que erra , proporcionando um ambiente de trabalho digno e agradável. Você é um líder, amigo e não um chefe. Quanto orgulho! Sempre representando bem nosso município no ADE (Arranjos do desenvolvimento Educacional),UNDIME, FUNDEB, como é bom sabermos que nosso município foi destaque catarinense e até nacional IOEB=( Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), fomos destaques na mídia através de nossos projetos. Sempre preocupado em oferecer aos nossos professores melhores condições de trabalho, formações e isso tudo levou a Educação Municipal a um  Patamar elevado. Ressaltava sempre: Mérito da equipe da Secretaria de Educação e cultura de nosso município: Alunos, professores, técnicos, agentes, auxiliar de manutenção ,motoristas, monitores, nutricionista,entre outros.

Paulo Freire nos diz: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Pois bem, hoje doutor Professor Altamiro Antônio Kretzer, não é qualquer município que tem um secretário Doutor! Humildade, virtude admirável, quantos dias de rota  no Morro Thomaz Coelho, você bem lembra, né. Tudo o que se faz,  realmente não  o fazemos para receber elogios, mas fazemos porque achamos que é o certo.

Não somos Doutores,nem filósofos, mas essas palavras vêm do coração. E você sabe: Coração não mente!A Educação de Antônio Carlos irá receber de volta um grande professor. Educar vem do coração, isso nos torna felizes e faz os outros felizes.

Você sempre grifava “ Ninguém é insubstituível”. Nossa Educação é de boa qualidade, os números nos mostram,devido termos  profissionais  comprometidos. Sentiremos sua falta, as batidas na mesa, quase infartávamos, tudo nos fazia rir, as pizzas depois do expediente até umas caipirinhas .Nossa amizade será para sempre! Muito aprendizado!

Já dizia o Educador Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire: “Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso futuro baseia-se  no passado e se corporifique no presente. Temos de saber o que fomos e o que somos para sabermos o que seremos.

 “ A cada chamado da vida o coração deve estar pronto para a despedida  e para o novo começo, com ânimo e sem lamúrias, aberto sempre para novos compromissos. Dentro de cada começar mora um encanto que nos dá forças e nos ajuda a viver.” (Herman Hesse)

Em nome de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, da cultura e também  dos professores  e  alunos do Projeto Encanto e Música, queremos deixar aqui nossa admiração, carinho e respeito pela sua pessoa: Doutor, professor Altamiro Antônio Kretzer.A vida é feita de escolhas, portanto desejamos muitas felicidades e sucesso em sua vida! Muito obrigado por tudo…

Na sequência, Carmem Lucia leu uma mensagem no dialeto Hunsrückisch (Alemão):  

Vila mia gift pessia esprohan in deutsche. Mia seen Tovarich, tou guis fot .. Dat volt mia net. Ava dat esmolt su.Tou best an crosses man, as fil guimac fon lerra Antônio Carlos. Tou fly god su fi us. Mia don fe tix fil kilekem sein leva. Dank xen. Kelec fe tix, Aus vitassem.

Tradução: Agora nós vamos falar um pouco em alemão. Nós estamos tristes. Isso nós não queríamos. Mas isso é assim. Tu és um grande homem, fizeste muito pela educação de Antônio Carlos. Você foi muito bom pra nós. Nós desejamos muita sorte em sua vida. Obrigado. Sorte pra você, até logo. Em ato continuo, o ex-secretário recebeu uma singela lembrança adquirida com colaboração espontânea de servidores integrantes da Secretaria da Educação e Cultura.

Agradecido com a homenagem e mimo, Altamiro Antônio Kretzer retribuiu o feito com as seguintes palavras:

A vida é uma grande escola, sempre pronta a nos ensinar… para tanto, basta que estejamos sempre abertos a aprender. Nestes últimos 3 anos de minha vida tive o prazer e a honra de poder dar minha contribuição ao município como Secretário de Educação e Cultura. Embora trabalhe na área da educação como professor há muitos anos, desde 1992, nunca havia estado como gestor. Foi um grande desafio, um aprendizado e tanto!

A qualidade da educação de nosso município é reconhecida nacionalmente: o índice do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) recém divulgado, que nos coloca como o 1º município do Estado de SC e o 13º no ranking nacional é um ótimo exemplo! Índices como este resultam do trabalho e dedicação de vários personagens: nossos valorosos e brilhantes professores e professoras; vocês, pais e mães, que assumem com responsabilidade o compromisso de participar ativamente da vida escolar de seus filhos; a própria dedicação de nossos alunos e também, é claro, o poder público ao oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento da educação em nossa cidade. Neste sentido, a cidade de Antônio Carlos está de parabéns!

Além do Projeto Pequenos Escritores, que estimula a escrita e a leitura entre nossos alunos, temos o Projeto Xadrez na Escola, que busca desenvolver, entre outros aspectos, as habilidades de raciocínio em nossos educandos. Sempre preocupados com a qualidade de nossa educação, também contratamos uma nutricionista para cuidar da alimentação escolar e introduzimos muitos itens oriundos da agricultura orgânica, oferecendo mais qualidade e saúde na merenda de nossas crianças.

Além disto construímos a quadra coberta e revitalizamos a EM D. Afonso Niehues; terminamos a construção e inauguramos o novo prédio do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli; reformamos e revitalizamos o NEM Profª. Xênia Goedert Kremer (1ª etapa); renovamos os parquinhos das escolas, dando mais segurança ao lazer da criançada; conseguimos um novo ônibus escolar com acessibilidade para cadeirantes e estaremos lançando na próxima semana a licitação para a construção de uma nova creche, com capacidade de atender até 100 crianças em tempo integral ou 200 em tempo parcial. Esta creche será construída com recursos do Governo Federal (R$ 1.249.000,00).

Na área cultural temos nosso Projeto Encanto e Música, que atende centenas de crianças, jovens e adultos no aprendizado da música; estamos finalizando o processo de mapeamento da situação do hunsrückisch, nosso alemão local, para podermos avançar e, futuramente ensinar em nossas escolas. Estamos em fase de finalização da reforma do nosso auditório e também do restauro da Casa Hoffmann-Ludvig, que abrigará nosso museu!

Todas estas conquistas só foram possíveis graças a trabalho árduo de uma competente equipe:

Idinéia Carla Bioeu, coordenadora de Educação,

Luciana Scussel d’Eça Neves, Coordenadora de Educação,

Silvério Petri, Coordenador do Projeto Encanto e Música,

Carmen Lúcia Pitz Rasveiler, Diretora de Ensino,

Nair Zimmermann Gelsleichter, Chefe do Setor de Suprimentos e Materiais da Secretaria de Educação,

Judite Koch Schmitt e Bruna Nau, técnicas em Educação,

Kalina Trivelato de Lima, nutricionista,

Lúcio Rosa, responsável pela manutenção dos prédios escolares,

Profª. Tânia Regina Reitz Petri, Diretora da EM D. Afonso Niehues

Profª. Elisângela Decker, secretária da EM D. Afonso Niehues

Profª. Nilzete Decker Koch, diretora do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli

Profª. Lucélia Besen Bechtold, diretora do CEIM Coração de Jesus

Profª. Cristiane Cunha, secretária do CEIM Coração de Jesus

Profª. Gisela Pauli Cardoso, responsável pelo CEIM Prof. João Juvenal de Amorim

Profª. Mariana da Silva, responsável pelo NEM Côn. Dr. Raulino Reitz

Profª. Francielle Schutz, responsável pelo NEM Profª. Xênia Goedert Kremer

(citando os nomes das diretoras e professoras responsáveis quero também agradecer aos professores e agentes de serviços de cada uma destas escolas e também aos motoristas e monitores de nosso transporte escolar)

Além desta maravilhosa equipe, outros também contribuíram ao longo destes 3 anos e hoje estão em outras funções: meu muito obrigado a profª. Maria Inês Kremer, que ocupou a função de Coordenadora de Educação até o final do ano passado; profª. Maristane de Oliveira, que também trabalhou conosco em 2013 como Chefe do Setor de Suprimentos e Materiais da Sec. De Educação; a profª. Marcelita Petri Gorges Silveira, que ocupou a função de diretora do CEIM Coração de Jesus; a profª. Marilene Zimmermann Martendal, que ocupou a função de professora responsável do CEIM Prof. João Juvenal de Amorim; profª. Regina Correa, que ocupou a função de professora responsável do NEM Côn. Dr. Raulino Reitz; Profª. Alexandra Guesser e Prof. João Ernesto Leite, que ocuparam a função de professor responsável no NEM Profª. Xênia G. Kremer.

A TODOS E A TODAS VOCÊS, MUITO OBRIGADO PELO PROFISSIONALISMO E PELA AMIZADE!

O prefeito, ausente por força maior neste ato, parabeniza os autores e destaca a importância das obras literárias. “É muito importante que pessoas que tenham conhecimento e ideias inovadoras, usem isso visando compartilhar com a coletividade. Quero parabenizar todos os alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais, professores, integrantes da Secretaria da Educação e Cultura, pais, familiares, amigos e todos os envolvidos na obra “NOSSO PASSADO, NOSSA HISTÓRIA” e também ao nosso agricultor-escritor, José André Gesser, que nos agraciou com sua terceira obra “MINHA TERRA: um bom lugar de se viver” – Vocês escritores são motivos de muito orgulho para nossa cidade. São exemplo de vida e fonte de inspiração para todos nós. Parabéns a todos!

A sequencia de fotos a seguir, fala por si só.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos SC.