Produto com agrotóxico é vendido como orgânico em SC

Produto com agrotóxico é vendido como orgânico em SC

Fantástico flagrou vendedores que dizem que seus produtos são orgânicos, mas compram mercadoria com agrotóxico no Ceasa.

Antônio Carlos é a “Capital Catarinense das Hortaliças e dos Hortifrutigranjeiros”.  Por isso, a reportagem que foi exibida no Fantástico (RBS TV/Globo) neste domingo (31), pode ser de interesse dos produtores locais. Para quem não assistiu ou deseja assistir novamente, confira:

Feirantes vendem produtos com agrotóxico como orgânicos

Em reportagem produzida pela repórter da RBS TV de Florianópolis Kíria Meurer, o programa Fantástico denunciou neste domingo a venda de produtos com agrotóxicos como se fossem orgânicos. Além de Santa Catarina, ao longo um ano a equipe passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Brasília para mostrar situações nas quais o consumidor que se dispõe a pagar mais caro por alimentos supostamente mais saudáveis está sendo enganado.

Para ser considerado orgânico, um produto não pode ter nem traço de agrotóxico ou fertilizante químico. O agricultor precisa respeitar o meio ambiente e pagar seus funcionários de forma justa. Mas existem aqueles que não fazem nada disso, mesmo assim, oferecem produtos como se fossem orgânicos. São picaretas que se aproveitam de um mercado que cresce mais de 20% ao ano e não é fiscalizado suficientemente. O Fantástico acompanhou durante meses alguns desses fraudadores e mostra como eles se aproveitam da boa fé dos consumidores para faturar muito.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos. (Fonte: G1)