Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas se reúne em Antônio Carlos

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas se reúne em Antônio Carlos

Faltam detalhes para que a Bacia do Rio Biguaçu se integre, legalmente, ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. A decisão, porém, para inserção dos Municípios de Antônio Carlos (novo membro) e Biguaçu (cem por cento da bacia) já foi tomada e deliberada em setembro de 2015, no decorrer da 41ª Assembleia Geral Ordinária do Comitê Rio Tijucas, em Angelina/SC.

 

Paulo Remor recebeu membros da diretoria do Comitê Rio Tijucas, e técnicos da Associação Caminho das Águas (CAT) para firmar um compromisso de cooperação técnica e apoio político às ações que priorizem a preservação da água para a população da Bacia Hidrográfica. De acordo com Remor, para que a água de qualidade chegue às torneiras das residências dos cidadãos de Antônio Carlos é preciso um trabalho cooperativo que una a prefeitura, as associações, e as empresas da região.

 

Nos próximos meses diversas ações estão programadas para Antônio Carlos e Biguaçu com a finalidade integrar ainda mais esses municípios ao Comitê Rio Tijucas. Os membros do antigo Comitê Pró-Biguaçu, que hoje são membros do Comitê Rio Tijucas após a anexação da Bacia do Rio Biguaçu vão fazer um diagnóstico dos problemas da bacia. Reuniões pedagógicas, apresentações públicas, além de palestras e ações de plantios de árvores em áreas de preservação permanente estão na pauta dos novos membros.

 

O abastecimento de água e a rede de esgotamento sanitário, em Antônio Carlos, são de responsabilidade da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) que já faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos (SC). Fonte: Texto: William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177/SC – Fotografias: Euclides Kerntopf.