Antônio Carlos comemora os 185 anos da colonização alemã

MUNICÍPIO DE ANTÔNIO CARLOS COMEMORA

NESSA  4ª, OS 185 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

 

Nessa quarta-feira (6) o município de Antônio Carlos vai reunir a população para comemorar uma das suas datas mais significativas : os 185 da imigração alemã.  As comemorações terão por local o Salão da Comunidade do Louro, e terão a seguinte programação: às 18 horas, missa de ação de graças na capela do Louro (por ter sido o local onde a imigração realmente começou). Às 19h30min, lançamento do livro “Ein prief die zukunkt” (ou, “uma carta para o futuro”), obra bilíngüe (hunsrückisch e português), de autoria de Leonídio Zimmermann. Depois, às 20h3omin, haverá apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs e músicas cantadas em alemão pelo Coral Poesis. As festividades têm todo o apoio do prefeito Paulo Remor, e a ação dos secretários Altamiro Antônio Kretzer (Educação e Cultura) e Jaisson Basei (Esporte e Turismo).

A imigração alemã teve – e tem – papel preponderante na formação de Antônio Carlos, município que neste ano de 2015 vai comemorar 52 anos de emancipação política (desmembrou-se de Biguaçu em 1963) e hoje é uma das referências mais importantes da agricultura, educação e da cultura na região metropolitana de Florianópolis – maior produtor de hortaliças de Santa Catarina, destaca-se no abastecimento regional de hortifrutigrangeiros e também na produção de grama. Com isso, contribui para a fixação do homem ao campo, reduzindo o êxodo rural.

É também o município campeão de qualidade de vida, com o IDH-M (índice oficial que mede a qualidade de vida) 0,749 (valor de 2014, com base no PNUD de 2010), além de ter a segunda maior expectativa de vida do Brasil e a primeira de Santa Catarina (77,9 anos).