Diversos eventos marcam os 50 anos de Antônio Carlos
Desde o começo deste ano diversos eventos vêm sendo realizados em Antônio Carlos como parte da programação dos 50 anos do município, comemorado em 6 de novembro.
O Passeio Ciclístico, transferido em razão do mau tempo, será realizado no dia 3 de novembro, na Semana do Município. A concentração para o passeio será na Praça Anchieta onde os participantes serão recepcionados com frutas e por especialistas que darão importantes dicas sobre preparação física e cuidados com a saúde. Os cem primeiros inscritos, e que participarem efetivamente do passeio, vão receber camiseta alusiva ao evento. Ainda no dia 3 de novembro será realizado o 3º Encontro de Corais, promovido pela Associação Coral Poesis, também como parte da programação do cinqüentenário e em comemoração aos 10 anos do Coral. O evento acontece na Igreja Matriz com a participação de corais de vários municípios, durante todo o dia.
Outro evento que promete agitar Antônio Carlos durante as comemorações do Jubileu de Ouro é a Gincana Cultural do Cinquentenário. Com etapas nos dias 3, 6 e 10 de novembro 5 equipes, com 30 integrantes cada, estarão competindo a prêmios em dinheiro.
Dia 6 de novembro Antônio Carlos completará 50 anos de emancipação político-administrativa e toda a comunidade está sendo convidada para os parabéns ao município. Às 9h será celebrada Missa na Igreja Matriz e a tarde, a partir das 15h, haverá bolo, balões, fogos e shows na Praça com acesso gratuito. A noite a Assembleia Legislativa do Estado vai realizar Sessão Solene no município. A solenidade está marcada às 19 h no Auditório da Prefeitura e para a qual já estão confirmadas as presenças de autoridades municipais e estaduais. Na oportunidade 50 personalidades serão homenageadas.
Os escritores, artistas locais e os alunos da Escola de Música têm espaço garantido na programação dos 50 anos de Antônio Carlos. No dia 7 de novembro acontece a Noite Literária. Na oportunidade serão lançadas as seguintes obras:“Máscaras de nossa vida” – de autoria de José André Gesser, editado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura; “Ab Origene – Introdução à história do pensamento jurídico e a teoria geral do Estado", de autoria de André Luiz Santos, Elvis Daniel Müller e Gelazio Pitz; “A importância do Negro no cenário de Antônio Carlos”, de Rogério Kremer, Editora sagrada Família;“Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – o Cultivo do chuchu”, Boletim Didático da Epagri, organizado pelos engenheiros agrônomos Jamil Abdala Fayad, Jucinei Comin, Ildegardis Bertol, a partir da geração e adaptação de conhecimentos das engenheiras agrônomas da Epagri de Antônio Carlos, Cassiele Lusa Mendes Blay e Rosilda Helena Feltrin, bem como agricultores do município, além de profissionais e agricultores de outros municípios do Estado.
No dia 8 será realizada a 14ª edição da Noite da Canção, a partir das 19:30h na Praça Anchieta. A divulgação e a premiação dos vencedores do Concurso Fotográfico, já realizado, também serão feitas na Semana do Município, de 4 a 8 de novembro.
Para encerrar as comemorações do cinqüentenário de Antônio Carlos, no dia 9 os amigos se encontram na Stammtisch, um dia de festa, alegria, diversão e muita música. Os grupos devem adquirir as barracas na Secretaria de Esporte e Turismo, a partir do próximo dia 21, onde também estarão disponíveis as regras de participação.
Desde o começo deste ano o Grupo Gestor encarregado de coordenar a programação de aniversário do município não tem medido esforços para enaltecer a data e, principalmente, manter viva a história de Antônio Carlos.O município foi criado em 06 de novembro de 1963, desmembrado de Biguaçu. Seu nome foi uma homenagem ao estadista brasileiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, político mineiro com grande atuação na Revolução de 30.