Antônio Carlos realiza VII Conferência de Assistência Social

O município de Antônio Carlos realizou nesta terça-feira (27) sua VII Conferência de Assistência Social. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, presidido por Maria Aparecida Marcelino, e pela área de assistência social do município, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, coordenada por Cleuzete da Costa.

A Conferência Municipal é a instância para a avaliação da política de assistência social e a definição das diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Para tanto, são convidados a participar todas as entidades e organizações de assistência social que atuam no município, usuários, entidades de classe e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Após a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência foi proferida a palestra “Gestão e Financiamento para a Efetivação do SUAS”, a cargo de Janice Merigo, assistente social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Janice destacou a importância de se criar uma identidade de política pública de assistência social e de se pensar e agir pela reestruturação, pelo reordenamento institucional, de forma que o município se torne apto a acessar os recursos federais e estaduais disponíveis. Segundo ela, em Santa Catarina somente dez municípios ainda não se adequaram a política do SUAS.

A secretária de Saúde, Lucide Kreff, deu as boas vindas a todos e apresentou a estrutura do município de Antônio Carlos na política de assistência social.

A Câmara Municipal de Vereadores foi representada na oportunidade pela vereadora Vera Lúcia da Silveira que enalteceu o evento e seus coordenadores.

A secretária de Agricultura Marlise Mayer, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, também compôs a mesa de autoridades. Na oportunidade, falou sobre a importância dos conselhos e o papel que desenvolvem. Marlise apelou para que estes conselhos sejam verdadeiramente atuantes, trazendo as questões de interesse da sociedade à discussão, bem como sugestões e propostas de encaminhamentos.