Merendeiras realizam capacitação

Merendeiras das escolas municipais de Antônio Carlos participaram durante todo o dia 14 de agosto de uma reciclagem para incrementar a merendar escolar, assim tornar os pratos escolares ainda mais saborosos com frutas, verduras e legumes.

Quem realizou este treinamento foi a extensionista Rural da Epagri, Marlise Sonntag Mayer, que ensinou as merendeiras a fazer pratos como: lasanha feita com aipim, carne moída de forno nutritiva, farofa multivitaminada, bolo de maracujá e laranja, macarrão com legumes e a grande novidade, a bebida fanta feita com cenoura, água com gás, limão, casaca de laranja e açúcar.

Segundo Marlise este tipo de reciclagem com as merendeiras é de suma importância devido à rotatividade de funcionários que saem e entram na Secretaria de Educação. "O último curso realizado com as merendeiras foi em 2009, pretendemos em breve fazermos mais um sobre como fazer o sabão caseiro feito a partir do óleo de cozinha e seus derivados como: o detergente e sabões com aromas", revela Marlise. "Este curso está previsto para setembro ou outubro deste ano e terá como objetivo dar um destino ao óleo usado nas escolas e também arrecadado pelos alunos", completa.

Marlise relata também que o município deve ficar atento as mudanças feitas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No final do curso todas as participantes receberam uma apostila com todas as receitas produzidas.