Equipes do ESF de Antônio Carlos são avaliadas pelo PMAQ

Na quinta-feira, 12 de julho, as três equipes do Programa Saúde da Família (ESF) de Antônio Carlos passaram por uma avaliação realizada pelo Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ).

Estudantes de várias universidades do Brasil, que foram selecionados por uma instituição de pesquisa contratada pelo Ministério da Saúde, estiveram no Posto junto com as enfermeiras responsáveis por cada área, Ana Márcia da Silveira Schmitz, Giovana Janice da Cunha e Maria Aparecida Fraga Rosa, em  que  averiguaram as condições de acesso e de qualidade do município e das equipes, tais como: análise documental, infraestrutura da Unidade, avaliação do atendimento da equipe, orientação ao usuário e também a saúde bucal.

Segundo a enfermeira responsável pelo ESF em Antônio Carlos, Maria Aparecida Fraga Rosa, o PMAQ é um programa desenvolvido pelo Ministério para o envio de recursos a mais do que já é mandado mensalmente  ao Programa Saúde da Família. Dependendo da avaliação as equipes podem ganhar 20%, 60% e até 100% a mais.

"O município realizou a adesão no inicio de 2012, no qual cada equipe fez um autoavaliação que consistiu em identificar os problemas de cada área, bem como a formulação de estratégias para melhorar ainda mais o serviço oferecido na área da saúde pelo município", relata Maria. "Não sabemos quando irá sair o resultado, esperamos o mais breve possível", completa.