XXXV Festa do Colono de Antônio Carlos

Em 2012 tradição e cultura serão comemorados com 35 anos da Festa do Colono de Antônio Carlos. Em 1978 na inauguração da atual sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município foi realizado a 1ª Festa do Colono com uma pequena confraternização de agricultores.

Do resultado de muito trabalho e dedicação das famílias de agricultores que tornam Antônio Carlos o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina, a cidade promove em julho a Festa do Colono. Com uma programação variada, que inclui gastronomia típica, desfile, bailes e shows, os agricultores se preparam para receber visitantes da região e de várias cidades do Estado para a 35ª edição do evento nos dias 21 e 22 de julho.

Cultivar a terra diariamente, enfrentando as adversidades do tempo, para levar hortaliças e frutas até a mesa de milhares de consumidores. Esta é a rotina de 80% das famílias de Antônio Carlos que têm nas lavouras sua fonte de renda. Apesar de todas as dificuldades, a disposição para o trabalho desses homens e mulheres, ao lado de seus filhos, faz da agricultura familiar a maior atividade econômica do município. Para celebrar o trabalho dos agricultores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais promove a Festa do Colono.

A abertura da Festa do Colono acontece às 18h de sábado, 21, com barraquinhas típicas e culinárias. À noite, a partir das 20h, o palco principal recebe o show sertanejo com Sanfona Maluca. A programação musical continua no salão do clube Estrela Azul com a Escolha da Rainha às 22h, e o fandango com Chiquito e Bordoneio . Para quem curte som eletrônico de qualidade, haverá pista alternativa com DJ's.

No domingo, a festa começa cedo com o tradicional desfile de máquinas agrícolas. Os colonos abusam da criatividade para retratar cenas de seu cotidiano. Eles enfeitam as máquinas agrícolas com hortaliças, frutas, verduras e desfilam na avenida principal da cidade a partir das 9h30. Logo após o desfile, os produtos fresquinhos, usados como alegorias, são comercializados em uma grande feira ao ar livre a preços direto do agricultor. Apresentação da Escola de Música de Antônio Carlos 11h no salão paroquial .Para acompanhar o prato mais tradicional e saboroso da cozinha germânica local, o frango com recheio alemão, a organização oferece gratuitamente porções de salada, preparadas com as hortaliças cultivadas no município. As 13h Show com Igor Machado Banda Garotos (free). A partir das 15h, no clube Estrela Azul, domingueira com João Luís Corrêa e Grupo Campeirismo. Pista alternativa-Sertanejo João Vitor e Branco e Musica eletrônica DJ ´s

Os lucros da festa são revertidos para os agricultores através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Confira abaixo a programação completa.

Programação

Sábado – 21 de julho

18h –  Abertura da festa com barraquinhas churrasco , galinha, bebidas;

19h –  Santa Missa;

20h –  Show com Sanfona Maluka (free);

22h – Escolha da rainha da festa Baile com Chiquito e Bordoneio Pista alternativa – Musica eletrônica DJ ´s

Local – Clube Estrela Azul

Domingo – 22 de julho

8h – Santa Missa;

9h30 –  Desfile de máquinas agrícolas;

11h –  Apresentação da Escola de Música Antônio Carlos;

12h –  Almoço festivo;

13h –  Show Igor Machado Banda Garotos (free);

14h –  Sorteio e entrega de brindes aos participantes do desfile;

15h – Domingueira com João Luís Corrêa e Grupo Campeirismo

Pista alternativa -Sertanejo João Vitor e Branco e Musica eletrônica DJ ´s