Educação de Antônio Carlos é destaque no ENEM 2010
Nesta semana o Ministério da Educação através do INEP divulgou um relatório de desempenho das escolas brasileiras e catarinenses, como base nas médias alcançadas pelos alunos que realizaram as provas do exame nacional do ensino médio Enem 2010.
Entre as escolas públicas de Santa Catarina, destaque para a EEB Altamiro Guimarães que ficou em 5º Lugar na Grande Florianópolis e em 9º lugar no ranking geral de desempenho, somando 595,99 pontos. A escola de Antônio Carlos só foi superada em nossa região pelo IF-SC (Unidade Florianópolis e São José), Colégio aplicação da UFSC e EEB Feliciano Nunes Pires de Florianópolis.
Segundo o diretor da escola, Jucélio Schmitt, o bom desempenho no Enem 2010 é explicado pelo incentivo e apoio que a escola dá para os alunos realizarem o Exame Nacional e também os vestibulares. "Muitas vezes os estudantes tem problemas na hora de fazer a inscrição do Enem ou do vestibular, então nossos professores e funcionários, orientam e monitoram as inscrições auxiliando os estudantes no processo", revela Schmitt.
"Outros fatores que explicam a boa colocação e desempenho dos estudantes, são o trabalho e orientação dos professores, empenho e aplicação dos alunos para o estudo e o suporte dado pela escola e família. Muitos alunos fazem o Exame Nacional também para conseguir, através do Prouni, bolsas de estudos nas faculdades particulares. O bom desempenho no ENEM, muitas vezes é garantia de vaga em uma instituição privada", completa.
Para o secretário Municipal de Educação, Fábio Egert, os bons resultados obtidos pela Educação Municipal em avaliações como o Enem, IDEB e Olimpíadas de Matemática, é resultado de um conjunto de fatores, destacando a qualidade e profissionalismo dos professores, comprometimento dos alunos e pais com o estudo, junto com a gestão e investimentos da Prefeitura e Estado na área educacional, desde a educação infantil, ensino fundamental e médio no município. Os bons resultados devem servir de estimulo para a melhoria constante de nossa educação.