QualiDia: Melhor qualidade de saúde para diabéticos
A oficina foi dividida em duas etapas. A primeira de manhã aberta ao público, no qual foi mostrado a situação de saúde das doenças crônicas não transmissíveis, no Brasil e em Antônio Carlos, e também teve a apresentação do projeto e modelo de cuidados de doenças crônicas. Já a tarde aconteceu uma reunião com gestores municipais e gerência e coordenação do programa no município, que avaliaram o encontro do período da manhã, foi discutido os próximos passos do projeto e também escolhido a comissão que irá acompanhar o desenvolvimento do QualiDia em Antônio Carlos. Esta comissão é composta pela doutora Lydiane Takimoto, Maria Inês Kremer, Marilene Petri, Rafael Menegon, Kátia Coelho, Maria Aparecida Fraga Rosa, Maria Eni May Pitz e Neli de Oliveira Farias.
O projeto Qualidia visa fortalecer e expandir as ações do SUS para a implementação e avaliação continua da melhoria da gestão de linhas de cuidado em diabetes hipertensão, por meio de cooperação técnica e compartilhamento de experiências.
Segundo a enfermeira e coordenadora responsável em Antônio Carlos pelo programa, Maria Aparecida Fraga Rosa, o Ministério da Saúde escolheu três estados do país para o desenvolvimento do QualiDia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco. Destes estados foram selecionadas três cidades de pequeno, médio e grande porte. Em Santa Catarina foram indicados, Florianópolis, Tijucas e Antônio Carlos. "O município foi escolhido pelo excelente trabalho desenvolvido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também por atender 100% da população com o mesmo", revela Maria Aparecida.
"O sistema de saúde de Antônio Carlos é organizado e servirá de modelo para outras cidades do Brasil", relata Marta Barreto, representante do Ministério no evento.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, Antônio Carlos tem 7.455 mil habitantes, destes 220 são diabéticos. O prazo para implantação do QualiDia é de um ano.
O que é diabetes?
A Diabetes é uma doença provocada pela deficiência na produção insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. A diabetes é classificada como: Mellitus tipo I, Mellitus tipo II e Gestacional.
Sede excessiva, perda de peso, visão borrada, aumento do volume de urina e tonturas são alguns dos sintomas da diabetes. A forma de prevenção é simples, praticar atividades físicas, manter o peso, não fumar e controlar a pressão.