Professores e técnicos da Secretaria da Educação concluem curso formação pela escola módulo Competências Básicas

Entre os dias 20 de julho a 24 de agosto professores e técnicos da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos realizaram o curso formação pela escola módulo Competências Básicas. Este curso é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria e Educação a Distância (SEED), Secretaria de Estado da Educação, Secretarias Regionais de Educação e Prefeitura,  para que escola e a comunidade  possam conhecer  e acompanhar os programas desenvolvidos pelo FNDE.

Este módulo teve como objetivo possibilitar ao educador conhecimentos e informações que permitam compreender o sentido das políticas públicas na área social, no contexto de uma sociedade mais capitalista. Reconhecer as políticas para educação básica, no contexto da globalização e do pensamento neoliberal, conhecer as fontes de financiamento da educação básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação. Também conhecer as dinâmicas dos conselhos e que atuam no controle das ações, programas e projetos educacionais, como se dá a participação da comunidade nesses conselhos e reconhecer o papel social do FNDE no apoio às políticas públicas para a educação básica, mediante a implementação de diferentes programas e ações.

O curso foi dividido em cinco unidades: Políticas públicas na área social, Políticas para a educação básica, Financiamento da educação básica, O controle social no âmbito das políticas públicas para a educação e Os programas do FNDE.

O módulo Competências Básicas teve a duração de 30 dias, sendo 32 horas de curso on-line, uma aula inaugural de 4 horas, e uma aula final com a apresentação da atividade final do curso com mais 4 horas, concluindo 40 horas de curso que é estabelecido pelo programa.