Município de Antônio Carlos realiza campanha contra as Hepatites Virais

Em 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A Secretaria da Saúde de Antônio Carlos, realizou neste dia uma campanha de prevenção no município  sobre estas doenças que vem se destacando como problema de saúde pública, principalmente as Hepatites B e C  que agem de forma silenciosa. Foram distribuídos folders educativos que mostram as formas de prevenção das Hepatites.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, só no Brasil a média de casos notificados com a Hepatite B é de 6,9 para cada 100 mil habitantes. Já Hepatite C é de 6,6 para cada 100 mil.

Segundo a enfermeira, Ana Márcia da Silveira Schmitz, as hepatites B e C nem sempre apresentam sintomas, a única maneira para a pessoa saber se tem é com a realização do exame de sangue. "O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer no fígado, por isso é necessário a pessoa fazer o exame de sangue", revela Ana Márcia. "A melhor maneira de prevenção é a vacina, que é aplicada em toda população até os 24 anos. Esta vacina é encontrada no Posto de Saúde", completa.

Prevenção

– Evite Contato direto com sangue;

– Não compartilhar materiais como: canudos, seringas, agulhas e cachimbos para o uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, alicates de cutículas, lâminas de barbear e navalhas;

– Todo o material para tatuagens, piercings e manicures deve ser individual ou esterilizado;

– Usar camisinha sempre;

– Gestantes devem fazer o teste no pré-natal;

– Vacina (Hepatite B)