Pets entrega certificados e lançamento do Proerd 2011
Este projeto é realizado desde 2009 pela Polícia Militar, com apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, tem como objetivo capacitar crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de adotarem uma postura responsável, de acordo com as regras e leis do trânsito, formando cidadãos críticos e conscientes de seus diretos e deveres.
Os 3º anos tiveram cinco encontros para abordar o tema e aprender mais sobre as regras de trânsito. As aulas tinham duração de uma hora, os pequenos estudaram temas sobre sinalização, a maneira correta de atravessar a rua e usar calçadas, a importância do cinto de segurança e o uso consciente do transporte escolar.
"Queremos que as crianças e adolescentes adotem uma postura responsável e crítica em relação ao trânsito, para que no futuro sejam motoristas conscientes e respeitadores da legislação", declara o secretário da Educação e Cultura, Fábio Egert.
O evento marcou o lançamento do Proerd 2011 e também os 10 anos do mesmo em Antônio Carlos.
Segundo o sargento da Polícia Militar de Antônio Carlos, Antônio Melo, em comemoração aos 10 anos de criação do Proerd, a Polícia Rodoviária Militar de Lages trouxe a Escolinha de Trânsito, em que foi montada em Frente à Prefeitura uma rua com sinalizações e carros de pedal, onde os estudantes puderam praticar o que aprenderam com o PETS. Também foi sorteado brindes para a garotada e mascote do Proerd esteve presente.
O que é Proerd?
Há 10 anos a Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, em parceria com a Polícia Militar, através da Secretaria da Educação e Cultura, iniciou o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), que atende alunos do 5ª ano da Rede Estadual e Municipal de Ensino.
De acordo com o Sargento, Melo, o Proerd visa preparar as crianças a dizer não as drogas. "Este ano iremos atender aproximadamente 120 estudantes", revela Melo. "100% dos alunos dos 5ª anos de Antônio Carlos serão atendidos por este programa",completa.
As aulas serão ministradas pelo próprio sargento, em que abordará temas, como lidar com pressões de grupos e das pessoas, maneiras de como estar em controle diante a oferta da droga, e dizer não as drogas. O projeto também fala sobre quatro tipos de drogas, maconha, álcool, cigarro e inalantes como, por exemplo, cola de sapateiro.