Antoniocarlenses se formam no curso de Suporte às Tecnologias da Informação

Há um ano a Prefeitura Municipal de Antônio Carlos e a Secretaria da Educação e Cultura firmaram um convênio com a Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina para a realização do curso inédito no município, o de Suporte às Tecnologias da Informação. As aulas iniciaram no segundo semestre de 2010, ministradas no período noturno, três vezes por semana, na Escola Municipal Dom Afonso Nieheues.

Na terça-feira, 03 de maio, aconteceu a formatura dos 18 formados. O evento contou com a participação de autoridades locais e também de familiares dos novos tecnólogos.

Este curso teve duração de seis meses e foi oferecido gratuitamente as jovens antoniocarlenses. Visou qualificar profissionais na área de suporte às tecnologias da informação, possibilitando melhores oportunidades de trabalho e renda, desenvolvimento social, econômico e tecnológico do município.

Segundo o prefeito de Antônio Carlos, Geraldo Pauli, este curso ofereceu oportunidade de capacitação profissional aos jovens antoniocarlenses, com intuito de prepará-los para  o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Por outro lado, este curso possibilitou aos alunos que não tinham como pagar, poderem fazer o curso custeado pela prefeitura. "Queremos continuar esta parceria com a Escola Técnica para capacitar os nossos jovens, dando-lhes oportunidades de emprego e renda", revela Pauli.

De acordo com a projeção da Associação Brasileira de Empresas e Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), cerca de 92 mil vagas de empregos no Brasil não serão preenchidas este ano. Este número é 30% maior que no ano passado. A situação em Santa Catarina não é diferente do país. A Associação Catarinense de empresas e Tecnologia (Acate) estima-se que haja 2 mil vagas abertas só na Capital, Florianópolis. Este número deve continuar aumentando no decorrer deste ano.