História dos oito livros do Vestibular da UFSC é apresentado em teatro

Quem não gosta de assistir uma boa apresentação teatral? Há dois anos a Biblioteca Municipal de Antônio Carlos realiza no aniversário de Emancipação Política do município o Encontro Literário, que visa estimular a comunidade a ler livros. Em 2009 a mesma reuniu escritores de Antônio Carlos e também da região da Grande Florianópolis, em que deram uma aula aos presentes sobre a importância da literatura na vida das pessoas.

Este ano a Biblioteca optou por algo um pouco mais inovador. Irá trazer a Companhia Teatral Vanguarda, que irá contar de forma sucinta as histórias dos oito livros que cairão no Vestibular 2011 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento que ocorrerá no dia 05 de novembro a partir das 14h, no auditório da Prefeitura, é gratuito e aberto para toda a comunidade. Antoniocarlense participe e traga toda a sua família. Teatro é cultura!

Veja a lista dos 10 livros do vestibular 2011 da UFSC.

"Primeiras Estórias" – João Guimarães Rosa

"Morte e Vida Severina" – João Cabral de Melo Neto

"O Pagador de Promessas" – Dias Gomes

"O Filho Eterno" – Cristóvão Tezza

"Iracema" – José de Alencar

"Vidas Secas" – Graciliano Ramos

"O Guarda-Roupa Alemão" – Lausimar Laus

"Comédias para se Ler na Escola" – Luis Fernando Veríssimo

Conheça um pouco da história da Companhia de Teatro Vanguarda

Em 2001 a alunos da primeira fase do curso de Licenciatura em Educação Artística/Artes Cênicas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), estavam ansiosos para atuar.

Um dia esses alunos estavam em uma aula de atividades culturais fora de sala, conversando que gostariam de fazer algo prático, mas que fosse diferente das aulas práticas como as de Interpretação e Improvisação, onde trabalhavam exercícios de jogos teatrais e princípios de jogo do ator.

Neste mesmo dia, Sérgio Murilo Machado, também aluno e professor de literatura e gramática em vários cursinhos pré-vestibulares, dentre eles o Curso e Colégio Lavoisier, apresentou aos seus colegas a ideia e a vontade de montar uma peça sobre os dez livros indicados para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com patrocínio do Colégio Lavoisier.

Sérgio convidou os alunos de Artes Cênicas e dos cursinhos onde ministrava suas aulas para participar da peça e marcou uma reunião no Lavoisier do Estreito em 22 de setembro daquele ano. E foi nesta reunião que criou-se Companhia de Teatro Vanguarda, tendo como primeiros trabalhos "Dia de Alopração" e as histórias dos 10 livros da UFSC 2010.

Hoje com quase 10 anos de formação a companhia se apresenta por toda Santa Catarina. Mais de 10 mil alunos assistem aos espetáculos do grupo que tem como objetivo levar a Literatura Brasileira aos palcos catarinenses.