Provinha Brasil: Alunos da Rede Municipal alcançam primeiras colocações

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever.

A Provinha Brasil é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais. Neste ano, as provinhas foram realizadas no dia 23 de abril e com o resultado da correção em mãos, é possível identificar qual o nível de alfabetização que os alunos encontram-se. O aluno é avaliado a partir de cinco níveis de desempenho, conforme especificado no Guia de Correção do MEC – Provinha Brasil. No total são 24 questões de múltipla escolha. A seguir, o quadro especificando os resultados obtidos no teste 1 – Provinha Brasil 2° ano:

Nível

Acertos

N° alunos

5

De 22 a 24 acertos

28

36

4

De 19 a 21 acertos

37

48

3

De 12 a 18 acertos

11

14

2

De 08 a 11 acertos

1

Até 7 acertos

1

Na rede municipal de Antônio Carlos, dos 78 alunos que realizaram a prova, 10 acertaram 24 questões, ou seja, alcançaram o nível máximo. E 10 acertaram 23 questões. Portanto, 84% dos alunos ficaram no nível 4 e 5, o que indica o elevado desempenho dos alunos matriculados no segundo ano de escolarização do município. Neste nível, estes demonstraram ter alcançado o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho. Desta forma, os alunos que atingiram este nível já avançaram expressivamente no processo de alfabetização e letramento inicial. Estes índices são prova da qualidade das práticas pedagógicas aliadas à colaboração dos pais e uma gestão eficiente.