Comunidade se reúne para debater sobre saúde mental

Com o objetivo de promover o debate da saúde mental com diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no município, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte e entre outros, a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, realizou no dia 08 de abril a I Conferência Municipal de Saúde Mental.

Durante todo esse dia a comunidade, autoridades locais e profissionais da saúde debateram os principais fatores de risco da saúde mental. Também foram reivindicados a criação de programas para atender as pessoas que tem algum tipo de doença mental. 

Antônio Carlos foi o primeiro município da Grande Florianópolis a realizar este evento. Teve como tema "Saúde Mental direito e compromisso de todos: Consolidar avanços e enfrentar desafio" e foi dividido em três eixos: Saúde mental e política de estado, pactuar caminhos intersetoriais, Consolidar a rede psico-social e fortalecer os movimentos sociais e Direitos humanos e cidadania com os desafios éticos e intersetorial.

Segundo a assistente social, Silvana Vilvert, o município de Antônio Carlos tem um auto índice de pessoas com esse tipo de doença. "A nossa proposta é trabalhar a saúde mental como um todo, inclusive incluir a família no processo de readaptação das pessoas com algum tipo de transtorno", declara Silvana.

Neste evento foram escolhidas duas pessoas para representar Antônio Carlos na Conferência Estadual, que será realizada no mês de maio. Confira abaixo os melhores momentos.