Orquestra de Câmara de Blumenau se apresenta em Antônio Carlos
A Prefeitura de Antônio Carlos, através da Secretaria da Educação e Cultura, trará mais um lindo espetáculo para os antoniocarlenses, a Orquestra de Câmara de Blumenau. O evento só se tornará possível pelo apoio institucional do Funcultural da Secretaria de Estado, Turismo, Cultura e Esporte. Tem como objetivo levar a música mais próxima ao cidadão e ocorrerá no dia 01 de fevereiro.
Segundo o prefeito, Geraldo Pauli, trazer a orquestra de Blumenau era um sonho antigo. "Em 2009 entramos em contato com a produtora cultural da orquestra, mas não conseguimos marcar um dia para a esta apresentação no nosso município", afirma Pauli. "No inicio deste ano a produtora entrou em contato com a Secretaria da Cultura avisando o dia da apresentação da orquestra em Antônio Carlos, ficamos muito felizes com a notícia", completa.
"Poucas pessoas têm a oportunidade de poder assistir a apresentação de uma orquestra, muitas vezes devido as suas condições financeiras, pois o valor do ingresso para este tipo de evento é muito caro", declara o coordenador de Cultura, Fernando Correia. "A orquestra irá se apresentar gratuitamente para todos os antoniocarlenses", completa.
Além da apresentação da orquestra, os formandos 2009 da Escola de Municipal de Música irão se apresentar e também será feito as matrículas para os interessados em participarem da Escola de Música em 2010. O evento ocorrerá a partir das 19h30, no auditório da prefeitura, localizado na praça Anchieta, número 10, Centro. Antoniocarlense não deixe de ir assistir esta grandiosa e rara apresentação aqui no nosso município.
Conheça uma pouco da história da orquestra
A Orquestra de Câmara de Blumenau iniciou sua trajetória em 1981, com apoio de empresas privadas. Naquela época era liderada pelo maestro Norton Morozowicz, no qual realizou turnês pelo Brasil e também no exterior, a sua arte encantou platéias do mundo inteiro, tornando-se um fenômeno a ser seguido. A orquestra apresentou-se nas famosas salas de concerto da Europa, como por exemplo, sala Smetana, de Praga, e o Mozarteum, de Salzburgo.
Durante os 29 anos de sua existência a orquestra tocou ao lado de grandes nomes da música mundial como: Antonio Meneses, Arthur Moreira Lima, Ingrid Haebler, Joel Nascimento, Maurice André e Jean Pierre Rampal. Hoje a orquestra esta numa nova fase e tem um compromisso profissional, dando seu foco a retomada da qualidade e da estabilidade se seus músicos para poder criar uma identidade própria dentre as orquestra brasileiras.
Hoje o maestro titular é Daniel Bortholossi, que se destaca no país como um dos mais atuantes regentes jovens de sua geração. A orquestra é composta por 17 integrantes que tocam violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.