Oratório Natividade
Mais uma vez Antônio Carlos será palco de um lindo espetáculo. No dia 19 de dezembro ocorrerá o Oratório Natividade, do maestro José Acácio Santana. A obra conta a história do nascimento de Jesus Cristo, desde o dia que o anjo Gabriel apareceu para Maria falando que ela teria um filho de Deus até o nascimento de Jesus. O oratório será cantado e encenado pelos corais de São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos.
No final da apresentação terá a chegada de São Nicolau, primeiro e verdadeiro Papai Noel, que entregará para as crianças presentes como balas, chocolates e salgadinhos. O evento que é uma parceria do Governo do Estado, junto com a Prefeitura de Antônio Carlos, através do Instituto Recriar, ocorrerá na Igreja Matriz do município, a partir das 19h. Antoniocarlense não deixe de ir assistir mais esse lindo espetáculo!
Quem é São Nicolau?
O dia 06 de dezembro é celebrado do dia de São Nicolau, o primeiro e verdadeiro Papai Noel. São Nicolau nasceu em 275 em Lícia e morreu em 342 em Mira, como Bispo, atual Turquia. Conquistou as pessoas através da sua caridade, carisma de milagres e oração. Homem muito rico, distribui toda a sua fortuna para os pobres e necessitados, principalmente as crianças. São Nicolau jogava o dinheiro pelas chaminés dentro de um saco ou até mesmo deixava na porta das casas, à noite para não ser visto.
Umas das histórias muito conhecidas de São Nicolau é que três moças muito pobres não tinham dotes para o casamento, então o pai delas, na loucura, aconselhou as filhas a virarem prostitutas para conseguirem o dinheiro do dote. São Nicolau sabendo disso, jogou pela janela da casa das moças três sacos com dinheiro suficiente para os dotes das jovens.
São Nicolau morreu com fama de santidade, no qual se tornou um dos santos mais populares dos primeiros séculos. Em Santa Catarina, a partir da formação da primeira colônia alemã no Estado, São Pedro de Alcântara, os imigrantes alemães o reverenciavam no dia do Natal, distribuindo doces às crianças da comunidade. Aos poucos os interesses comerciais dos capitalistas transformaram São Nicolau na figura do bom velhinho, o Papai Noel, distorcendo completamente a santidade de São Nicolau.