Secretaria da Saúde tira nota máxima em encontro regional

A Secretaria Municipal da Saúde participou do II Encontro Macrorregional da Estratégia Saúde da Família da Grande Florianópolis. O evento aconteceu no dia 13 de novembro, no qual 16 equipes de vários municípios da Grande Florianópolis apresentaram um trabalho relacionado ao bem estar da família em sua localidade. Cada grupo tinha 15 minutos de apresentação, sendo avaliados por uma comissão.

Os três primeiros colocados ganharam R$ 5 mil para investir nos programas do ESF (Estratégia Saúde da Família), o trabalho será publicado da Revista Catarinense da Saúde e também a equipe irá expor o trabalho no IV Encontro Estadual da Estratégia Saúde da Família. Antônio Carlos tirou nota máxima, 9,55, e apresentou sobre o Grupo de Gestantes. Os outros dois ganhadores foram São Bonifácio e Pântano do Sul, Florianópolis.

IV Encontro Estadual da Estratégia Saúde da Família

Enfermeiras e técnicas de enfermagem do Posto de Saúde de Antônio Carlos participarão no dias 25, 26 e 27 do IV Encontro Estadual da Estratégia Saúde da Família apresentando o trabalho realizado com as mulheres grávidas do município, Grupo de Gestantes.

O evento visa incentivar, divulgar e valorizar, os trabalhos das equipes de saúde de Santa Catarina. Participarão do encontro equipes da saúde de vários municípios do Estado e ocorrerá na Arena Multiuso de São José.

O que é ESF

Segundo o Ministério da Saúde, Estratégia Saúde da Família (ESF) é um programa que teve início em 1994, visa criar estratégias de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde de todo o Brasil. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. Os grupos atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.