Queda de granizo provoca estragos em Antônio Carlos

A queda de granizo na noite e madrugada deste sábado, 26 de setembro, causou muitos estragos nas comunidades do interior de Antônio Carlos, destruindo 80% do cultivo de hortaliças.  Comunidades como Vila Doze, Braço do Norte, Alto do Morro dos Manes, Rachadel, Santa Bárbara e Rio Farias perderam 100% da lavoura.

Desde as primeiras horas de domingo, 27 de setembro, a prefeitura está trabalhando para solucionar os problemas dos moradores. Foi decretado Estado de Emergência.

Segundo a engenheira agrônoma da Epagri, Rosilda Helena Feltrin, muitos agricultores estão reclamando que perderam tudo. "A orientação é para quem tem roça financiada, Pronaf Custeio, deve ir ao banco e acionar o seguro agrícola, Proagro", afirma Rosilda.

As plantações mais atingidas são as de folhosas como, alface, rúcula, couve, espinafre, salsinha, agrião, brócolis, chuchu e cebolinha verde.  A prefeitura está monitorando as áreas de risco e também irá solicitar para a Defesa Civil cestas básicas, colchões, lonas e capas de chuva.

O município é o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina com produção média anual de 150 mil toneladas. Aproximadamente 80% das famílias antoniocarlenses vivem da produção e comercialização dos hortifrutigranjeiros.

A prefeitura declarou estado de emergência devido a queda de granizo que atingiu o município na noite e madrugada de sábado, 26 de setembro, que destruiu 80% das plantações de hortaliças.