Recreio mais nutritivo e saboroso

Para tornar o "recreio" mais saboroso e nutritivo, as merendeiras da Rede Municipal de Antônio Carlos participaram de capacitação durante as férias escolares. A manipulação de alimentos, junto a noções de nutrição, foi o foco do curso.

A primeira etapa foi ministrada pelas fiscais da Vigilância Sanitária do município, Eloíza Schmitt e Maria Carolina Mannes. As profissionais falaram sobre maneiras adequadas de manipulação e higiene dos alimentos utilizados na merenda escolar e também sobre noções de segurança no trabalho, como o cuidado com gás, fogo e eletricidade.

A segunda parte da capacitação foi uma reciclagem coordenada pela extensionista da Epagri de Antônio Carlos, Marlise Sonntag Mayer. As merendeiras revisaram o cardápio oferecido nas escolas, com novas receitas com base em frutas, legumes e verduras introduzidos na merenda em 2009.

Um dos pontos diferenciados do curso foi a socialização das receitas da Gincana do Meio Ambiente, quando as equipes apresentaram pratos preparados à base de alimentos reaproveitados, como cascas de frutas e talos de hortaliças que antes iriam para o lixo. As receitas foram repetidas e chegarão à mesa de todas as escolas.

"Este foi um momento importante de integração de nossas merendeiras e de novos aprendizados. Procuramos oferecer alimentos de boa qualidade aos alunos, dentro de um planejamento que envolve receitas saborosas e nutritivas – tudo pensado na saúde da criança", enfatiza o secretário de Educação e Cultura, Fábio Egert.