Projeto inédito educa alunos sobre trânsito seguro

Quais são os principais deveres do motorista e do pedestre? O que significam os símbolos das placas de trânsito? O que se deve fazer em acidentes? Estas e outras perguntas recorrentes quando o assunto é trânsito serão respondidas a crianças e adolescentes numa iniciativa inédita em Antônio Carlos, que pretende formar cidadãos conscientes e  futuros motoristas responsáveis.

A Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, através da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Polícia Militar, está lançando o Programa Educacional para um Trânsito Seguro nas redes Estadual e Municipal de Educação. Alunos das segundas séries e das oitavas séries do Ensino Fundamental terão cinco encontros para abordar o tema e aprender mais sobre as regras de trânsito.

Aulas dinâmicas, brincadeiras, blitze educativa e passeio ciclístico estão programados. Cada aula terá duração de uma hora. Os pequenos terão temas sobre sinalização, a maneira correta de atravessar a rua e usar calçadas, a importância do cinto de segurança e o uso consciente do transporte escolar.

Já os adolescentes terão conhecimento mais aprofundado sobre legislação, primeiros socorros e os cuidados para evitar acidentes. Além de promover uma blitze educativa na cidade, agendada para junho. Mais de 280 alunos serão atingidos pelo programa.

Segundo o sargento Antônio Melo Schlichting Júnior, um dos responsáveis pela implantação do programa, o principal objetivo é tornar cidadãos mais conscientes. "Queremos que as crianças e adolescentes adotem uma postura responsável e crítica em relação ao trânsito, para que no futuro sejam motoristas conscientes e respeitadores da legislação", explica.

As aulas iniciam nesta segunda-feira, dia 11, e ocorrerão uma vez por semana. "Educação não é simplesmente alfabetizar, e sim formar estudantes preocupados com as principais questões da sociedade. Com isso todos ganham", destaca o secretário de Educação e Cultura de Antônio Carlos, Fábio Egert.

O programa será concluído com uma grande passeio ciclístico pelas ruas de Antônio Carlos.