Odontomóvel leva atendimento às fábricas

Alexandro Naim Rech é funcionário da fábrica de bijuterias Dueto, no Centro de Antônio Carlos. A rotina de trabalho de Alexandro e dos outros funcionários da Dueto foi quebrada, recentemente, por uma visita especial: a do dentista Willyann Guesser Elias. Dirigindo o odontomóvel da Secretaria de Saúde, Dr. Willyann chegou cedo à fábrica para consultar todos os funcionários.

Antes da análise individual, o dentista fez uma palestra sobre saúde bucal, a importância da escovação para prevenir cáries e outras doenças e, é claro, a necessidade da visita ao consultório dentário pelo menos uma vez a cada seis meses. O problema de muitos operários é a disponibilidade de tempo ou de dispensa no trabalho para consultar.

Por este motivo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o programa Saúde Bucal nas Fábricas, inédito no município. A Unidade Móvel de Consultas estará periodicamente nas empresas de Antônio Carlos atendendo operários e operárias diretamente no local de trabalho.

Willyann explica que fará avaliação e projeções de tratamento, de acordo com cada caso. "Vamos levar saúde bucal até eles. Prevenindo doenças no seu início para evitar maiores problemas. Todos ganham".

Alexandre Queiroz, da Dueto, aprovou a iniciativa da Prefeitura de levar a saúde até seus funcionários. "Nosso ganho é muito maior que o investimento, de liberar os funcionários por muito mais tempo para sair da empresa para as consultas", analisa Queiroz.

Para o prefeito Geraldo Pauli, os objetivos de garantir a saúde bucal às pessoas que antes não podiam consultar o dentista serão alcançados. "Este era um dos compromissos que tínhamos e já está em prática. Vamos prevenir e tratar casos de pessoas que nunca puderam visitar um dentista", prevê Geraldo. Além das fábricas e empresas, o odontomóvel atenderá as pessoas das comunidades, sem comprometer o atendimento dos alunos que continuará paralelo aos novos programas.