Dica de Leitura: História do negro brasileiro – Clóvis Moura

     Há exatos 133 anos, depois de séculos de escravidão e de muitas lutas dos negros e negras contra esse sistema, foi sancionada a Lei Áurea, responsável pela abolição da escravatura. A dica de leitura de hoje é uma lembrança deste capítulo da história do Brasil que jamais deve ser esquecido!

 

     O negro brasileiro sempre foi visto por grandes parcelas da nossa população como elemento negativo na formação nacional. Este livro mostra, ao contrário, que ele foi a grande matriz do nosso processo civilizatório.

 

     No entanto, essa imensa contribuição lhe é sonegada ou subestimada e ele é ainda considerado, por muitos, um elemento exótico no contexto nacional.

 

     Sua presença histórica é resgatada pelo autor deste volume, que desfaz estereótipos para afirmar que a nação brasileira teve no negro o mais ponderável dos fatores da sua formação, através do seu trabalho, cultura, sensibilidade e patriotismo.

 

      Acompanhe toda quinta-feira uma dica de leitura das nossas bibliotecas. O livro indicado está disponível para empréstimo, no acervo da Biblioteca Municipal Lauro Junkes.