Secretaria de Agricultura e Epagri fazem alerta aos apicultores do município

Devido o longo período de chuvas que ocorreu nas últimas semanas, a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Antônio Carlos fazem um alerta aos apicultores do município. Por conta do clima, a abelha consome boa parte das reservas de mel e, especialmente, de pólen armazenados na colmeia (com cinco dias de chuva dificilmente há sobras). 

A orientação, segundo o secretário Osvaldino Huberto Gesser, é que o produtor inspecione as colmeias e imediatamente comece o fornecimento de alimentação proteica e, caso haja a necessidade, a alimentação energética, para evitar que a população de abelhas diminua ou até mesmo ocorra a morte das colônias. 

Antônio Carlos tem 22 apicultores cadastrados atuando no município. Eles produzem 1.872 colmeias em 142 apiários. Os dados são de um levantamento feito por Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e por Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015.