As Belezas naturais e hospitalidade atraem cada vez mais turistas à Antônio Carlos

Diversão e bom trago

Localizado a 36 km da capital catarinense, o município de Antônio Carlos é conhecido pelas suas belezas naturais e como “Capital Catarinense das Hortaliças e dos Hortifrutigranjeiros”.

A produção de hortifrutigranjeiros de Antônio Carlos é distribuída em todo o litoral catarinense e Curitiba (Paraná) através de sacolões, feiras e rede de supermercados.

Mas não somente de trabalho vive o agricultor antônio-carlense. Anualmente acontecem três grandes festas que estão diretamente ligadas à produção agrícola da cidade: a Festa da Hortaliça, que acontece na comunidade de Rachadel, a Festa do Colono, realizada no centro da cidade e Festa da Cachaça, realizada na comunidade de Santa Maria.

Quem visita o município, pertencente à Região Metropolitana da Grande Florianópolis  também se encanta com a gastronomia tipicamente alemã e pode provar de uma boa água-ardente, a tradicional cachaça artesanal feita em alambiques é um dos charmes do pequeno município com cerca de 8 mil habitantes.

Entenda o processo artesanal de obtenção da cachaça a partir da cana-de-açúcar.

1 – Cultivo da cana

Cultivada de forma familiar, a cana-de-açúcar é plantada preferencialmente entre janeiro e março. As espécies de cana mais adequadas para fazer cachaça são as que possuem grande teor de açúcar e que facilitam a fermentação do caldo. A colheita é feita manualmente, no período da seca.

Cana-de-açúcar híbrida: mais sacarose e maior resistência a doenças.

2 – Moagem

Depois de cortada, a cana deve ser limpa.

A separação do caldo (garapa) do bagaço deve acontecer em até 36 horas e ocorre em moendas artesanais. O caldo-de-cana é filtrado e decantado, resultando no mosto.

Tanque de aço inox, plástico ou cimento.

3 – Fermentação

Em água potável, adiciona-se ao mosto elementos como o milho ou fubá. É com a ajuda do levedo (uma espécie de fungo) que se produzirá o líquido alcoólico a partir dos açúcares em suspensão.

4 – Destilação

O processo consiste em ferver o líquido dentro de um alambique de cobre, produzindo vapores que são condensados por resfriamento. Os vapores apresentam grande quantidade de álcool etílico.

5 – Separação

O líquido que sai do alambique é dividido em três fases: a cabeça (primeiros 10% a 15% do total), o coração e a cauda (últimos 10%). A cabeça e a cauda são descartadas ou misturadas a um novo vinho de cana a ser destilado. O coração é a cachaça propriamente dita.

6 – Armazenagem

A última etapa de produção da cachaça é o processo que aprimora o sabor e o aroma do destilado. A bebida deve descansar por um período mínimo de 90 dias, armazenada em tonéis ou barris de madeira, o que torna a cachaça mais suave.

Não alteram a cor da cachaça: jequitibá, amendoim e louro-freijó.

Tornam a cachaça amarelada: carvalho, cabreúva, castanheira, cedro, ipê-amarelo e jatobá.

Diversão em Antônio Carlos

Mas para quem quer diversão, Antônio Carlos tornou-se também destino de milhares de turistas que visitam a cidade no verão em busca dos refrescantes parques aquáticos. Com piscinas de todos os tamanhos e profundidades, toboáguas, restaurantes, lanchonetes, quadras esportivas, pedalinhos, churrasqueiras, tirolesa, entre outras atrações, os parques aquáticos tornaram-se uma importante atividade econômica voltada ao lazer. Atualmente são quatro parques em atividade: Parque Aquático Junkes, Parque Aquático Recanto do Sol, Parque Aquático Recanto da Natureza e Parque Aquático Arco-Íris.  Durante o verão, a dica é chegar cedo para conseguir pegar uma churrasqueira e montar o “acampamento” para passar o dia com a família.

Cruzar a bilheteria e entrar em um parque aquático é voltar no tempo. Exceto é claro, para as crianças. Mas esses tais de adultos, que trabalham e se preocupam com as contas do fim do mês, podem encontrar, nos sorrisos e gargalhadas em meio a piscinas e toboáguas, um escorregador direto para os tempos de infância.

E não importa se você nunca foi a um parque aquático antes e nem o tamanho da rampa. Ao deslizar pela água refrescante, a mente se ocupa apenas em receber todas aquelas sensações.

O som dos pingos, a velocidade, a altura e o tchibum na piscina lá embaixo. Pronto, sorriso estampado no rosto e os anos da juventude de volta. O primeiro pensamento é o próprio princípio do prazer, quase infantil e o mais simples possível: “quero de novo”.

Venha desfrutar nossa privilegiada natureza e aproveitem tudo que nossa terra hospitaleira tem a oferecer. Administração municipal, prefeito Paulo Remor.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos / SC – Fonte: Prefeitura de Antonio Carlos e Diário Catarinense.