Cemitérios em Antônio Carlos já estão preparados para o Dia de Finados

Nos últimos dias os cemitérios do município receberam a devida atenção, tanto do poder público e da Igreja Católica, quanto de inúmeras pessoas que realizaram limpezas e melhorias em túmulos de familiares e amigos.

Atualmente o município de Antônio Carlos possui cinco cemitérios: Cemitério Municipal Pe. Alfredo Junkes (administrado pelo poder público e localizado no centro do município), Cemitério do Louro (localizado no bairro do Louro), Cemitério de Santa Maria (localizado no bairro de mesmo nome), Cemitério da Capela de Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape (localizado no bairro de Rachadel) e Cemitério da Capela de São José (fundado no bairro Egito), sendo estes administrados pela Igreja Católica.

Santas Missas – A Secretaria da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, por intermédio do Diácono Leonilo, comunica que entre os dias 1º e 02 de novembro serão celebradas oito missas. Confira a programação religiosa:

DOMINGO, 1º DE NOVEMBRO – MISSAS

– 15h30min no Bairro do Egito

– 17 horas no Bairro do Louro

– 19 horas no Bairro da Vila Doze

SEGUNDA, 02 DE NOVEMBRO – MISSAS

– 7 horas na Igreja Matriz

– 8h30min no Bairro do Rachadel

– 9 horas no Bairro Santa Maria

– 10 horas no Bairro Santa Bárbara

HISTÓRIA

Os cemitérios em Antônio Carlos, além do caráter religioso, são testemunhas da história centenária dos primeiros imigrantes que se estabeleceram em nossas terras.

Em 06 de maio de 1830, há 185 anos, teve início a colonização alemã em Antônio Carlos, quando João Henrique Soechting (Johan Henrich Söchting), acompanhado de sua esposa, Guiomar da Silva, e de seu filho, Júlio César Soechting, juntamente com outras famílias, iniciam a colonização das terras do vale do Rio do Louro. É também nesta comunidade que está localizado o mais antigo cemitério da cidade ainda em funcionamento. Em 30 de abril de 1838, por intermédio da Lei nº 100, foi autorizada a construção da Capela e do cemitério dedicados a São Pedro Apóstolo.

***

“Aqueles que nos deixaram não estão ausentes, mas invisíveis. Têm seus olhos cheios de glória, fixos aos nossos, cheios de lágrimas.” (Santo Agostinho).

***

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Comunicação do Poder Executivo de Antônio Carlos.