Outubro Rosa: Secretaria da Saúde de Antônio Carlos investe em prevenção do câncer de mama

De acordo com  dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama no ano de 2010. A estimativa é de que neste ano de 2013 sejam registrados 52 mil novos casos da doença no país.

Em Antônio Carlos a maioria das mulheres têm realizado seus exames preventivos e de mamografia com regularidade, comemora a secretária de Saúde e Assistência Social, Lucide Kreff. O diagnóstico precoce do câncer de mama eleva as taxas de cura para cerca de 100%. Este ano, na Unidade de Saúde do município, já foram realizados 620 exames preventivos ao câncer e encaminhadas para mamografia 637 mulheres acima dos 40 anos de idade ou que possuam histórico de câncer na família.

As autoridades de saúde de Antônio Carlos aproveitam o movimento mundial denominado Outubro Rosa para também alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. O movimento, que nasceu nos Estados Unidos em 1990 tornou-se popular internacionalmente, e atualmente é realizado em vários países.