Município de Antônio Carlos tem o melhor IDEB da Rede Pública de Santa Catarina
Capacitação de professores, construção de novas escolas e centros de educação infantil, ônibus escolar na porta de casa em todas as comunidades, passe para todos os estudantes que buscam formação superior ou técnica nos municípios da Grande Florianópolis, merendar escolar com frutas e verduras, escolas amplas e equipadas com biblioteca, sala de informática e parquinho e frota escolar renovada em 50%. Esta é a realidade das Escolas Públicas de Antônio Carlos.
O Ministério da Educação (Mec), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), divulgou na última semana dados sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Antônio Carlos obteve o melhor Ideb de Santa Catarina na Rede Pública de Ensino Fundamental Regular séries iniciais, com a média 7,5.
Estes dados foram divulgados na terça-feira, 14 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC). Mostrou também que Santa Catarina melhorou na qualidade da educação básica, sendo o estado com IDEB mais alto do país nos anos finais do Ensino Fundamental (com a média de 4,9) e Ensino Médio (com 4,3), ambos ficando em 1º colocado. Já os anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, Santa Catarina ficou em 2º colocada (com a média de 5,8), perdendo apenas para Minas Gerias, 5,9.
O IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep – Prova Brasil que é realizada com o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes respondem a itens de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.